Mix diário

Egito bate Djibuti com 2 gols de Salah e é a 19ª seleção classificada à Copa do Mundo de 2026

Primeira seleção africana/asiática a disputar uma Copa do Mundo, o Egito está confirmado na edição de 2026, com sedes nos Estados Unidos, México e Canadá – será a quarta disputa em sua história. A vaga dos faraós veio com vitória tranquila sobre o lanterna Djibuti, em Casablanca, no Marrocos, por 3 a 0 em dia de brilho de Mohamed Salah. Já são 19 países garantidos na competição.

A seleção do ídolo e capitão Salah, do Liverpool, já havia disputado as edições de 1934, 1990 e 2018 e volta à Copa do Mundo após ficar fora da edição passada, disputada no Catar – perdeu a disputa de vaga em mata-mata com Senegal nas penalidades – e vencida pela Argentina em decisão contra a França.

O Egito se junta ao Marrocos e à Tunísia, representantes africanas que haviam se garantido na rodada anterior das Eliminatórias. É o 19° esquadrão classificado para a Copa do Mundo de 2026, que contará com 48 participantes pela primeira vez na história, o que abre chances para muitos países sonharem com vaga.

Depois de frustrar seus torcedores e adiar a classificação ao não sair do 0 a 0 com Burkina Faso na rodada passada, fora de casa, os egípcios precisaram de somente 13 minutos para encaminhar a vaga, com gols de Adel, de cabeça, e Mohamed Salah, em batida rasteira. O segundo tempo era de administração da vantagem, mas ainda deu tempo de Salah ampliar, após lançamento longe e lindo toque de primeira. No fim, a festa foi tímida em um estádio às moscas.

Com o triunfo, o Egito subiu para 23 pontos, restando somente três em disputa, com cinco de vantagem sobre a vice-líder Burkina Faso – bateu Serra Leoa por placar mínimo, gol de Zougrana.

GANA QUASE LÁ
Gana também ficou bastante perto da vaga. Na verdade, cumpriu seu papel de ganhar da República Centro-Africana, fora de casa, por imponentes 5 a 0, gols de Salisu, Partey, Djikue, Ayew e Sulemana. Ocorre que, também como visitante, Madagáscar passou por Comores, com 2 a 1, levando a definição à última rodada. As seleções estão separadas por três pontos (22 a 19) e os ganeses necessitam apenas da igualdade contra Comores, no domingo, para carimbar o passaporte.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve