Mix diário

Cooperação com agência atômica da ONU não é mais apropriada após sanções, diz chanceler do Irã

O chanceler do Irã, Abás Araqhchi, afirmou neste domingo que a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) “já não é pertinente” após o restabelecimento das sanções da ONU pelo programa nuclear iraniano. “Devem ser tomadas novas decisões e, na minha opinião, o acordo de Cairo já não é pertinente na situação atual”, declarou o ministro a diplomatas estrangeiros, em referência ao acordo alcançado em setembro entre o Irã e a agência da ONU. Araqhchi acrescentou que uma “decisão” sobre a relação entre o Irã e a agência “será anunciada” em breve.

O Irã suspendeu a cooperação com o organismo de controle nuclear da ONU após os bombardeios de instalações nucleares iranianas em junho por parte de Israel e Estados Unidos durante a guerra de 12 dias, mas aceitou em setembro um novo marco de vinculação com a AIEA.

Por iniciativa da França, Reino Unido e Alemanha, a ONU restabeleceu em 28 de setembro suas sanções contra o Irã, levantadas após o acordo internacional de 2015 para restringir o programa nuclear iraniano a fins civis. Essas sanções são um duro golpe para a economia iraniana, já que implicam um congelamento de ativos e atividades bancárias e sua entrada em vigor desestabilizou a cotação da moeda local, o rial.

O Irã sustenta que suas atividades nucleares não têm um objetivo militar e advertiu em várias ocasiões que o restabelecimento das sanções levaria a uma suspensão da cooperação com a AIEA.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve