O atacante brasileiro Estêvão marcou seu primeiro gol pelo Chelsea em jogos oficiais e foi fundamental para a vitória por 2 a 1 do time de Londres sobre o Liverpool neste sábado pela sétima rodada da Premier League. O ex-jogador do Palmeiras marcou aos 51 minutos do segundo tempo ao completar cruzamento de Cucurella.
Convocado para seleção brasileira, o atacante de 18 anos entrou no segundo tempo e, além do gol, teve boa participação tática, ajudando a fechar espaços quando o Chelsea era atacado, e criando boas jogadas no ataque pelo lado direito do Chelsea.
Atual campeão, o time do técnico Arne Slot perdeu o topo da tabela com a vitória do Arsenal sobre o West Ham, mais cedo. O Arsenal tem 16 pontos, um a mais do que o Liverpool. Com 11, o Chelsea se reabilitou após duas derrotas seguidas e subiu para a sexta posição.
Após iniciar a defesa de título de maneira perfeita, com 100% de aproveitamento nas cinco primeiras rodadas, o Liverpool amargou sua primeira derrota na Premier League na sexta rodada, no último minuto, diante do Crystal Palace. Na sequência, caiu por 1 a 0 contra o Galatasaray, da Turquia, na Champions League durante a semana. Após sair perdendo, o Liverpool empatou, mas viu o brasileiro brilhar nos acréscimos.
O Chelsea foi melhor no primeiro tempo. Abriu o placar logo aos 14 minutos, com um golaço de Caicedo. Após MacAllister errar uma tentativa de corte na intermediária, o equatoriano ficou com a bola limpa e avançou. A defesa do Liverpool foi recuando e abrindo caminho para o rival. Caicedo, então, acertou um belo chute próximo ao ângulo direito do Liverpool. Mamardashvili, que substituiu o brasileiro Alisson, contundido, tocou ainda na bola, mas sem força suficiente para evitar o gol. O jogo era disputado, mas com poucas jogadas de perigo.
Para o segundo tempo, Arne Slot voltou com o alemão Wirtz no lugar de Bradley. O Liverpool mostrou uma nova postura logo no primeiro lance. Após belo passe de Wirtz dentro da área, Salah finalizou próximo à trave esquerda do Chelsea. O Liverpool, que finalizou apenas duas vezes na primeira etapa, melhorou e passou a buscar mais o ataque. O empate saiu aos 18 minutos. Depois de cruzamento pela direita, Isak ajeitou para Gakpo dentro da área. De frente para o gol, o holandês só teve o trabalho de tocar para as redes.
O Liverpool equilibrou o jogo e em certos momentos pressionava o Chelsea e o técnico dos mandantes fez três alterações aos 30 minutos, entre elas a entrada do brasileiro Estêvão no lugar de Pedro Neto. Em busca de seu primeiro gol com a camisa do clube inglês, o atacante de 18 anos criou boas jogadas pela direita e foi recompensado já nos acréscimos. Ele acompanhou a jogada de Cucurella e, após a bola percorrer toda a extensão da área do Liverpool, tocou para as redes.
Na próxima rodada da Premier League, após a Data Fifa, o Liverpool recebe o Manchester United em Anfield no dia 19, enquanto o Chelsea visita o Nottingham Forest, no dia 18.
ARSENAL ASSUME A LIDERANÇA
Embalado por vitórias na Copa da Liga Inglesa, na Premier League e na Champions League, o Arsenal consolidou a boa fase com um triunfo sem sustos sobre o West Ham por 2 a 0, no Emirates Stadium, em Londres. O resultado levou a equipe de Mikel Arteta à liderança, com 16 pontos.
Diferentemente da suada vitória sobre o Newcastle, nos acréscimos, na rodada anterior, o Arsenal foi dominante diante de sua torcida, com 75% de posse de bola no primeiro tempo e 15 finalizações a gol – contra duas dos visitantes. O amplo domínio foi recompensado aos 37 minutos, com gol de Rice.
Apesar da lesão de Odegaard ainda no início da partida, o time da casa pressionava principalmente com Saka na direita, dinâmica que continuou na etapa complementar. Aos 21, o camisa 7 deixou sua marca em cobrança de pênalti. Dependente das jogadas em velocidade de Lucas Paquetá e Bowen, o West Ham não conseguia se aproximar da meta de David Raya.
Gabriel Martinelli foi acionado pelo técnico Mikel Arteta nos minutos finais, com a vitória do Arsenal encaminhada, e ameaçou o gol de Aréola com boas chegadas e na bola parada, mas o placar de 2 a 0 e a pressão do início ao fim deixaram a torcida vermelha e branca satisfeita.
UNITED VENCE
Ameaçado no comando do Manchester United, Rúben Amorim promoveu profundas mudanças na equipe e voltou a vencer na Premier League. O treinador português sacou o goleiro Altay Bayindir e o brasileiro Matheus Cunha dos 11 iniciais e viu seu time triunfar por 2 a 0 sobre o Sunderland, no Old Trafford.
Matheus Cunha, acionado na etapa complementar, foi anunciado como um dos principais reforços da atual temporada custou 62,5 milhões de libras ao United, valor da multa rescisória com o Wolverhampton. Já Casemiro atuou os 90 minutos na partida que levou o time de Amorim a 10 pontos, no nono lugar.
Com Lammens – reforço contratado do belga Royal Antuérpia – no gol e com Mount e Sesko no ataque, o time da casa entrou em campo disposto a deixar para trás o péssimo início de temporada. O conjunto de Manchester havia perdido três dos seus seis jogos do campeonato nacional e foi eliminado da Copa da Liga Inglesa pelo Grimsby, da quarta divisão.
Mount, logo aos 7 minutos, abriu o placar para os donos da casa. Bruno Fernandes carimbou a trave antes de Sesko ampliar, ainda no primeiro tempo. Xhaka e Ballard também acertaram a trave, para os visitantes, mas o United conseguiu administrar a boa vantagem até o apito final para se reencontrar com a vitória.
Na 250ª partida de Richarlison na Premier League – tornou-se o quinto brasileiro a atingir a marca -, o Tottenham contou com gols de Tel e Kudus para derrotar o Leeds United por 2 a 1, fora de casa, e alcançar a terceira posição, com 14 pontos, aproximando-se dos primeiros colocados. Okafor fez o gol de honra dos anfitriões.