A troca de casa por apartamento está em alta entre os brasileiros. É o que aponta a edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, em 2016, 13,7% dos domicílios eram apartamentos. Já em 2024, o número subiu para 15,3%.
Ainda de acordo com o Pnad, até o ano passado a quantidade de brasileiros residindo em casas era de 183,3 milhões, contra 28,2 milhões em apartamentos. No entanto, o levantamento aponta que, nos últimos oito anos, a proporção de moradores em casas caiu de 86,1% para 84,5%, fruto do acelerado processo de urbanização.
“As pessoas querem viver próximo ao seu trabalho, aos serviços, às benesses que o centro urbano produz. Como o espaço terra é limitado, a maneira que há de crescer é aumentar a produtividade da terra, ou seja, constrói vários imóveis um em cima do outro, são os apartamentos”, destaca o analista de pesquisa, William Kratochwill, ao portal Agência Brasil.
Em Cuiabá, o mercado imobiliário também tem se beneficiado com o intenso crescimento urbano. Conforme dados do Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT), a comercialização de imóveis no segundo trimestre de 2025 gerou uma movimentação financeira de R$ 1,36 bilhão na capital mato-grossense.
O aumento na busca por apartamentos é uma tendência puxada por fatores como praticidade, facilidade de manutenção, localização, segurança, despesas e rentabilidade e até mudança no tamanho das famílias. Segundo o CEO da construtora Vivart, Victor Bento, o desejo por estruturas mais tecnológicas também está influenciando significativamente nesse processo.
“O que temos visto é que a moradia deixou de ser apenas um espaço físico e passou a ser também uma extensão do estilo de vida. Apartamentos modernos oferecem recursos que vão desde automação até áreas comuns pensadas para facilitar a rotina, como coworkings e espaços de lazer integrados. Essa combinação de tecnologia, praticidade e bem-estar tem sido um diferencial na escolha dos compradores”, avalia Victor Bento.
Genuinamente cuiabana, a Vivart é uma construtora especialista em imóveis compactos, tanto no modelo studio quanto apartamento. A empresa tem como marca investir na edificação de estruturas tecnológicas, sustentáveis, flexíveis e rentáveis. Neste momento, a empresa conta com um empreendimento concluído e dois em construção.
O primeiro é o MOOV Smart Home, entregue neste ano e localizado no bairro Despraiado. Além deste, estão com obras em andamento o MOOV Bosque, no Bosque da Saúde, e o MOOV América, no Jardim das Américas. Todos eles possuem studios e apartamentos, garantindo opções modernas para quem deseja investir ou morar.