Mix diário

Alckmin: Brasil vai tentar dar passos subsequentes, após primeiro encontro entre Lula e Trump

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira, 26, que a diplomacia brasileira tentará caminhar com os “passos subsequentes” nas negociações com os Estados Unidos, após um primeiro encontro entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o mandatário norte-americano, Donald Trump.

Ao participar do IV encontro anual do Centro de Gestão e Política Públicas (CGPP) do Insper, nesta sexta, em São Paulo, Alckmin fez questão de “saudar” as primeiras tratativas entre os dois mandatários, que ocorreu nesta semana, mas frisou que é preciso avançar.

O vice-presidente reforçou que o Brasil seguirá lutando para diminuir as tarifas impostas pelos EUA além de garantir que cada vez mais itens sejam excluídos do tarifaço americano.

Durante sua fala, Alckmin voltou a afirmar que o Brasil não é um problema para os EUA, dado que a relação comercial bilateral é superavitária para os americanos. Alckmin também destacou que é importante incentivar o comércio exterior, que geralmente resulta em uma relação “ganha-ganha” entre os países envolvidos.

Alckmin também voltou a detalhar que, além das negociações com os EUA, o Brasil segue buscando novos mercados consumidores para seus produtos, principalmente os mais afetados pelo tarifaço. Nesse sentido, ele mencionou que a expectativa é que haja assinatura do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia até o final deste ano.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve