Mix diário

Canadá e Reino Unido discutem Oriente Médio, segurança internacional e fortalecer comércio

Os primeiros-ministros do Canadá, Mark Carney, e do Reino Unido, Keir Starmer, discutiram comércio, Oriente Médio e segurança internacional em encontro realizado nesta sexta-feira, 26, em Londres, segundo comunicado do governo canadense.

Na frente econômica, a nota destaca que ambos “ressaltaram a importância de fortalecer a relação econômica e de segurança” e debateram a ratificação da entrada britânica no Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP), além de apontarem “abertura para futuras expansões do CPTPP”.

Sobre o Oriente Médio, Carney e Starmer “reiteraram seu apoio de longa data a uma solução de dois Estados” no caso Israel e Palestina, lembrando que Canadá e Reino Unido reconheceram recentemente o Estado da Palestina.

O texto informa que Carney defendeu “a importância de apoiar a Autoridade Palestina na implementação de suas reformas” e reforçou seu apelo para que “o Hamas se desarme e liberte todos os reféns”.

O comunicado também menciona a guerra na Ucrânia, ressaltando que ambos os líderes reafirmaram “apoio firme” a Kiev e a necessidade de “garantias de segurança robustas para assegurar uma paz duradoura”.

Eles ainda discutiram as recentes incursões russas no espaço aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), enfatizando a prontidão da aliança para conter agressões.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve