As empresas que apresentaram propostas para disputar o leilão foram a Galvão Engenharia e a Triunfo Participações e Investimentos. O outro proponente é o Consórcio Norte-Sul, formado pelas empresas Ecorodovias, Queiroz Galvão e Coimex.
O trecho a ser concedido tem 624,8 quilômetros, de Anápolis (GO) a Aliança de Tocantins (TO), e passa por 23 municípios. O prazo da concessão é 30 anos, e a previsão é que sejam investidos R$ 4,31 bilhões em serviços de duplicação, manutenção, conservação, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade.
O trecho terá nove praças de pedágio, mas a cobrança só poderá começar após a conclusão dos trabalhos iniciais na rodovia e da execução mínima de 10% das obras de duplicação. O valor da tarifa-teto de pedágio foi fixado em R$ 9,22 para cada 100 quilômetros e o vencedor do leilão será o proponente que oferecer a menor tarifa. O trecho concedido deverá ser totalmente duplicado em cinco anos.
Outro trecho da BR-153, de Goiânia à divisa de Minas Gerais com São Paulo, no Triângulo Mineiro, já foi concedido à iniciativa privada no final do ano passado, arrematado pela Triunfo Participações e Empreendimentos, que ofereceu deságio de 52% em relação à tarifa do edital. A BR-153 é considerada a principal via de integração entre o Norte e o Centro-Sul do país.
Agência Brasil