A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já distribuiu cerca de 775 mil doses de vacina antirrábica animal para os 142 municípios de Mato Grosso. A campanha de vacinação está em execução e tem a meta de alcançar 881.828 cães e gatos imunizados até o final de setembro.
Até o dia 11 de setembro, porém, cerca de 280 mil animais foram vacinados em todo o Estado. As vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, já as seringas e agulhas usadas para a vacinação são fornecidas pelo Estado.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a vacinação é a principal forma de prevenção contra a raiva. “Essa é uma doença letal tanto para animais quanto para pessoas. Então, manter os cães e gatos vacinados interrompe o ciclo de transmissão e protege a saúde pública. A vacinação é gratuita e está disponível em todos os municípios do Estado”, explicou Alessandra.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene Barros, além de repassar as vacinas aos municípios e fornecer os insumos para a aplicação das doses, a Secretaria promove capacitações para apoiar os gestores municipais e profissionais, fornece orientações técnicas e monitora a execução da campanha.
“Essas ações são fundamentais para garantir que os municípios alcancem altas coberturas vacinais, reduzindo o risco de transmissão do vírus da raiva entre os animais e, consequentemente, prevenindo casos em humanos”, informou Marlene.
Conforme os dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), até 11 de setembro, o Estado registrou 16 casos confirmados de raiva animal em 2025, sendo 12 em bovinos e 4 em equinos.
“Esses registros reforçam a importância da vacinação anual de cães e gatos, que atuam como barreira primária contra a circulação do vírus da raiva, protegendo não apenas os animais de companhia, mas sobretudo a população humana”, concluiu Marlene.
Dia D de vacinação contra a raiva
Todos os municípios do Estado realizam um Dia D de vacinação, quando as ações são intensificadas para alcançar o maior número possível de animais.
Em Várzea Grande, a data especial será neste sábado (20.9), com 21 postos de vacinação funcionando das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Segundo a prefeitura, a expectativa é a de vacinar entre 4.000 e 5.000 cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que estejam saudáveis.
Em Cuiabá, a vacina está disponível durante todo o ano no posto fixo da Vigilância em Zoonoses. O Dia D da campanha de vacinação está marcado para 25 de outubro, quando a prefeitura vai disponibilizar cerca de 40 postos de vacinação em bairros de todas as regiões, entre escolas, centros comunitários e praças públicas.