Ação objetiva fortalecer políticas educacionais e garantir melhores resultados nas avaliações nacionais
Rui Matos | Seduc-MT
A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, nesta segunda-feira (15.9), uma agenda de trabalho em Poconé (a 100 km de Cuiabá) com foco na escuta ativa de gestores, professores e estudantes, e na mobilização para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. A programação inclui visitas a escolas, seminário e diálogos com a comunidade escolar.
O primeiro compromisso foi realizado às 7h30, no Distrito de Cangas, na Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Correa, onde técnicos da Seduc e da Diretoria Metropolitana de Educação (DME) ouviram a gestão escolar, coordenação pedagógica e estudantes sobre os desafios do dia a dia escolar.
Ainda no período da manhã, a programação prossegue em Poconé com o Seminário Alfabetiza MT, voltado ao fortalecimento das práticas de alfabetização, e um bate-papo sobre o programa EducAção 10 Anos.
À tarde, as visitas se estenderão às escolas estaduais Maria Helena de Araújo Bastos, Antônio João Ribeiro, Bacharel Ribeiro de Arruda, Frei Carlos Valette e Professor Eucaris Nunes Cunha Moraes, permitindo que a equipe da Seduc conheça de perto as necessidades de infraestrutura, formação de professores e apoio pedagógico de cada unidade.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca que a escuta ativa é uma ferramenta estratégica para alinhar as políticas da rede às necessidades reais da comunidade escolar.
“Estar presente nas escolas, ouvir professores, coordenadores e estudantes de perto nos permite entender os desafios reais da educação e transformar essas demandas em políticas efetivas. A rede precisa sentir que faz parte desse processo e que suas necessidades são levadas em consideração”, disse o secretário.
De acordo com ele, o objetivo é levantar demandas, como a necessidade de reforço na formação continuada de professores, ampliação de materiais pedagógicos para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática e melhorias na infraestrutura de laboratórios e espaços de convivência.
Também serão apresentadas sugestões para aprimorar os mecanismos de acompanhamento das aprendizagens, especialmente no contexto das avaliações externas como o Saeb.
As escutas também evidenciam o papel ativo dos estudantes, que compartilham suas expectativas em relação ao futuro escolar e participação em projetos de protagonismo juvenil, como o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis e a 2ª Expo Estudantil – O futuro é agora, realizados em Cuiabá na última semana de agosto. Para o secretário, esse diálogo direto é fundamental.
“Quando o estudante é ouvido, ele se sente parte da solução e não apenas alvo de políticas públicas. Isso aumenta o engajamento e motiva a buscar melhores resultados”, completou.
Alan Porto ainda reforçou que essas ações têm impacto direto no desempenho do estado no Saeb 2025.
“O Saeb, mais do que uma prova, é uma oportunidade de avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Cada encontro, cada escuta e cada ação formativa são passos para fortalecer a educação de Mato Grosso e alcançar resultados que reflitam o trabalho de toda a rede”.
Foto Capa: Dacio Carvalho
Fonte: https://www.secom.mt.gov.br