Em noite inspirada, o atacante André, ex-menino da vila, que agora atua pelo galo, marcou dois tentos, no último evento teste do estádio mato grossense que receberá quatro jogos do Mundial da Fifa.
No jogo, que começou as 17h30 (horário local), o Santos esteve melhor em boa parte da partida e contou com o apoio da torcida, porém, não teve fôlego para superar a esquadra mineira, apesar de sair na frente com o gol de Cícero, ainda no primeiro tempo.
Após a disputa, o peixe, que permanece com seis pontos, é ultrapassado pelo Galo, que agora fica uma posição a frente da equipe paulista, com sete pontos, ocupando o décimo primeiro lugar.
No dia 22 de maio, o Atlético vai a Feira de Santana (BA) enfrentar a equipe do Vitória, pela sexta rodada do brasileirão. O próximo compromisso do Santos é com o Goiás, que recebe o peixe no Serra Dourada, em Goiânia (GO).
A partida
O jogo começou morno com ambas equipes um tanto nervosas e errando passes.
Aos 27 do primeiro tempo, David Braz faz falta em André e o zagueiro do Santos recebe o primeiro cartão amarelo da partida. Três minutos depois Aranha, goleiro do Atlético, faz linda defesa após cabeçada de Leonardo Silva.
Apoiado pela torcida, a equipe do litoral paulista acha o caminho do gol nos pés de Cícero. O peixe faz 1 x 0 sobre o Galo em Cuiabá, aos 37 da primeira etapa.
Aos 39, Neto, outro defensor do Santos, também é amarelado. A dupla da zaga santista está pendurada.
No segundo tempo, a equipe mineira substitui Rosinei, que sai para a entrada de Carlos. O Santos volta sem alterações. Aos 9 minutos da segunda etapa, entretanto, é a vez do peixe fazer sua substituição: sai Alan Santos e entra Leandrinho.
Seis minutos depois, outra alteração no Santos, que substitui Lucas Lima por Geuvânio.
O jogo segue um tanto truncado, com as equipes tentando achar um espaço para chegar ao gol. Pierre, do Atlético, sai para dar entrada a Eduardo, ao vinte minutos do segundo tempo. Três minutos depois, o galo recebe seu primeiro cartão amarelo do jogo: Emerson Conceição faz falta e o juiz não perdoa.
Aos vinte quatro, Levir Culpi usa a última substituição que o Atlético Mineiro tem direito: troca Fernandinho por Dátolo. Victor, goleiro do Atlético, reclama de forma acintosa e recebe o amarelo.
Aos 29 minutos do segundo tempo, começa a reação do Galo Mineiro na Arena Pantanal. Alex Silva dá um belo drible, e toca para André que empata o jogo em Cuiabá.
E o dia parece mesmo ser do atacante do Atlético Mineiro. Aos 35, ele recebe a bola de Marion, num contra ataque rápido e chuta de bico para o fundo da rede santista: Santos 1 x 2 Atlético Mineiro.
Empurrada pela torcida, que acorda depois da virada, o Atlético se solta mais no jogo, pressionando a equipe paulista.
Aos 42, no entanto, Leonardo Silva, do galo, também recebe o cartão amarelo.
Temina o jogo na Arena Pantanal, que apesar de contar com sua capacidade prevista para os jogos da Copa – 41.390 pessoas – tem um público abaixo do esperado: 18.683, sendo 15.600 pagantes, totalizando uma renda de R$ 706 mil.
SANTOS 1 X 2 ATLÉTICO-MG
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 18/5/2014 (Domingo)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ-FIFA)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Michael Correia (RJ)
Cartões amarelos: David Braz, Neto (SAN); Emerson Conceição, Victor , Leonardo Silva(ATL)
Gols: Cícero, aos 37 min do primeiro tempo; André, aos 29 min e 36 min do segundo tempo
Santos
Aranha, Bruno Peres (Zé Carlos), Neto, David Braz e Mena; Alan Santos (Leandrinho), Arouca, Cícero e Lucas Lima (Geuvânio); Gabriel e Thiago Ribeiro.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Atlético-MG
Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Otamendi e Emerson Conceição; Pierre (Eduardo), Leandro Donizete e Rosinei (Carlos); Fernandinho (Dátolo), Marion e André
Técnico: Levir Culpi