DESTAQUE 4 Educação

Mato Grosso apresenta política para os Anos Finais do Ensino Fundamental em seminário nacional

Secretário de Educação, Alan Porto, destaca a construção coletiva que envolveu estudantes, gestores e municípios

Rui Matos | Seduc-MT

A Política Educacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino de Mato Grosso terá destaque nesta terça-feira (9.9), em Brasília (DF), durante o Seminário Nacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental: Transições, trajetórias escolares e a garantia do direito à aprendizagem, organizado pelo Ministério da Educação (MEC).

O evento, sediado no Auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE), reunirá especialistas, educadores e gestores de todo o país para dialogar sobre os desafios e as potências dos Anos Finais do Ensino Fundamental e caminhos possíveis para a garantia de trajetórias escolares de sucesso e do direito à aprendizagem dos estudantes.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participará como palestrante da Mesa 3: Governança e condições institucionais para políticas educacionais , respaldado pelos avanços de Mato Grosso, que hoje possui a 10ª melhor educação do país no Ensino Fundamental e foi o primeiro estado a concluir uma política para os anos finais.

“Mato Grosso se tornou destaque no avanço da aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, garantindo equidade e sendo referência no uso das tecnologias na educação”, justifica o secretário, lembrando que o Regime de Colaboração entre Estado e Municípios foi fundamental nesse processo.

Segundo ele, a colaboração entre as redes reforçou a importância do trabalho conjunto visando as necessidades de melhoria dos resultados de aprendizagem, atenção às desigualdades regionais, transição entre etapas e foco nos adolescentes.

Outro ponto fundamental na construção dessa política, foi a escuta com cerca de 70 mil estudantes, que orientou as bases do texto, revelou prioridades e ampliou o seu processo de construção. “Foi uma construção coletiva onde, além dos estudantes, a Seduc ouviu o Conselho Estadual de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação, gestores e coordenadores pedagógicos”, completa o secretário.

Esse processo de construção coletiva teve início em 2024, com os primeiros diálogos entre a Seduc e parceiros, como o Itaú Social. De lá até setembro de 2025, houve escutas, alinhamento técnico, planejamento, autoavaliação, criação de normas e a 1º Reunião da Comissão Intersetorial de Governança da Política Pública dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Entre os itens da apresentação que o secretário fará no evento do MEC, estão os eixos do Plano EducAção 10 anos com objetivo de melhorar a qualidade da educação em todas as redes do estado. Entre elas: acesso e permanência, avaliação, currículo ampliado, desenvolvimento educacional, educação para todos, gestão e inovação, infraestrutura escolar, promoção da cultura de paz, valorização profissional e o Regime de Colaboração.

Das 628 escolas da rede estadual, 577 unidades atendem os Anos Finais do Ensino Fundamental com cerca de 178.739 estudantes matriculados em 2025.

Foto Capa: Assessoria | Seduc-MT

Fonte: https://www.secom.mt.gov.br

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.