Um encontro realizado nesta terça-feira (2), em Cuiabá, reuniu representantes da indústria frigorífica e do setor gastronômico para debater a expansão do MT Steak, corte bovino exclusivo de Mato Grosso que tem se consolidado como símbolo da carne produzida no estado. A iniciativa foi promovida pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) como parte das ações de valorização e promoção da proteína mato-grossense no Brasil e no exterior.
Selecionado em um concurso nacional para representar a carne de Mato Grosso, o MT Steak é retirado da paleta bovina e se destaca pela maciez e textura semelhantes ao filé mignon. Atualmente, poucas indústrias frigoríficas produzem o corte, mas a meta é ampliar a oferta à medida que restaurantes demonstram alta aceitação do produto. “Queremos mostrar às indústrias o tamanho da demanda e reforçar o MT Steak como um representante da qualidade, confiança e sustentabilidade da nossa carne”, afirmou a diretora-executiva do Imac, Paula Sodré Queiroz.
Restaurantes locais já vêm comprovando a boa recepção do corte. O empresário Márcio Oliveira Aguiar, do restaurante Toroari, contou que o MT Steak é sucesso entre clientes, principalmente turistas. “O feedback é super positivo, o índice de satisfação é altíssimo. Isso mostra que há espaço para ampliar a produção e levar esse corte a outras casas”, disse. A avaliação foi compartilhada por açougueiros e empresários presentes, que destacaram a relação entre custo e qualidade como atrativa para inclusão em cardápios nacionais.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, promover o MT Steak é fortalecer a identidade de Mato Grosso. “Estamos ganhando mercados com esse corte especial e queremos que cada vez mais pessoas possam conhecer e saborear essa carne fantástica”, afirmou. Frigoríficos também garantiram estar preparados para aumentar a produção e atender à crescente demanda, consolidando o MT Steak como marca registrada da pecuária mato-grossense.