Nacional

Moradora relata falta de água há cinco dias em bairro de Pará de Minas

 
De acordo com a moradora, cuidados básicos com a higiene e limpeza da casa ficaram prejudicados com a falta de abastecimento.As roupas e louças estão se acumulando, não conseguimos nem escovar os dentes ou tomar banho direito. O estranho é que a conta de água não baixou. Tenho comprado galões de água e além de pagar uma conta cara, ainda tive mais essa despesa, informou.
 
Rubia explicou que procurou pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), responsável pelo abastecimento da cidade, mas nenhuma solução foi apresentada.Eles informam o que a população já sabe, que os mananciais estão com o nível baixo e estamos em um rodízio de água, mas não falam se vão perfurar mais poços, disponibilizar caminhões-pipa. A cidade cresceu e parece que não houve planejamento para se adaptar à nova demanda, relatou.
 
Nota da Redação: Segundo a Prefeitura de Pará de Minas, a responsabilidade é exclusivamente da Copasa e o que cabia ao Executivo foi feito, que foi a assinatura do decreto possibilitando à companhia de tomar ações no município sem precisar de licitação. Ainda segundo a Prefeitura, desde a assinatura do decreto a Copasa não comunicou o Executivo quais ações seriam tomadas para sanar o problema. A Copasa informou que a previsão é que o Bairro São José seja abastecido nesta quarta-feira (14) ou até essa quinta-feira (15). 
 
A companhia informou que diariamente cerca de 17 caminhões-pipa estão abastecendo os reservatórios da cidade, além de levarem água para escolas, creches e hospitais. O abastecimento também foi reforçado nesta quarta com a chegada de uma carreta transportando água, cuja capacidade é de 27 mil litros. A essa ação acrescenta-se a busca de água por meio de poços profundos, que já somam 34 perfurações na cidade. Recentemente, foram concedidas outras 16 autorizações para realizar perfurações na cidade em busca de água.
 
A Copasa voltou a informar a necessidade do uso racional e consciente da água pela população e que tem oferecido descontos na conta de água para quem economizar. Em relação ao valor da conta de água, a companhia disse que, em caso de dúvidas, o morador deve procurar a agência de atendimento da empresa na cidade, de posse das contas de água e da leitura atual do hidrômetro, para que sejam analisados os valores. Mais informações pelo telefone (37) 3231-7600.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus