Nacional

Operação Radar da PF busca quadrilha que desviou R$ 86 milhões

 
Desde o início da manhã, oito mandados de prisão temporária e 14 de busca e apreensão foram expedidos. Até as 16h, sete pessoas foram detidas em Itajaí e Balneário Camboriú. Segundo a PF, são empresários e profissionais liberais. Na casa dos suspeitos também foram apreendidos cerca de R$ 100 mil, em moeda estrangeira e Real, além de computadores e outras midias.
A operação ocorre nos municípios de Itajaí, no Vale, Balneário Camboriú, Litoral, Joinville, no Norte, e Dionísio Cerqueira, no Oeste. O bloqueio judicial de vinte contas bancárias foi autorizado a pedido da PF.
 
De acordo com o delegado-chefe da PF de Itajaí Luciano Eduardo Raizer, a investigação iniciou há cerca de um ano. O delegado diz que ainda não há indício de dinheiro público envolvido nas operações.Segundo a investigação, os suspeitos enviavam dinheiro a contas no exterior de maneira ilegal, sem pagar impostos. Além disso, praticavam venda de dólar com valor adulterado e mantinham empresas falsas para realizar as operações. 
 
Eles serão investigados pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, operações fraudulentas de câmbio, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e associação criminosa."Conforme as provas forem apreendidas e analisadas, teremos provavelmente mais suspeitos envolvidos nesta atuação clandestina do sistema financeiro. Acreditamos que o grupo é associado e pode estar envolvido em crimes como corrupção e sonegação fiscal", afirma o delegado.Em paralelo, uma segunda investigação foca nos beneficiados deste sistema financeiro paralelo e nas pessoas utilizadas como laranjas.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus