Esportes

Cuiabá é a 2ª sede mais procurada por estrangeiros e aeroporto não ficará 100%

 
A análise é feita com base no número de ingressos adquiridos para os jogos e, do total comercializado para as partidas em Cuiabá, 71% foram comprados por pessoas de fora do país. 
 
Para o primeiro jogo na Capital, por exemplo, na partida entre Chile e Austrália (13/06), 64% dos ingressos vendidos são para estrangeiros, sendo 34% para chilenos. 
 
Até o momento, 60 mil pessoas de Cuiabá e arredores já adquiriram ingressos para os jogos que irão acontecer na cidade. Uma das partidas com o maior percentual de torcedores locais é o jogo entre Nigéria e Bósnia, que acontece no dia 21 de junho. Do total de entradas vendidas para este evento 40% são para moradores da cidade. 
 
Já o confronto entre Japão e Colômbia, marcado para 24 de junho, tem, até então, 20% de ingressos vendidos para torcedores de Cuiabá e arredores, 63% para estrangeiros e 17% para pessoas de outras regiões. 
 
Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (13), durante reunião do grupo de Planejamento Operacional para a Copa do Mundo Fifa 2014. “Das doze sedes, Cuiabá é a segunda com maior proporção de compradores de ingressos estrangeiros. Isso já é um legado para a cidade, não fosse a Copa do Mundo, a cidade não teria sua imagem projetada desta forma em todo o mundo”, avaliou o secretário executivo do Ministério dos Esportes, Luiz Fernandes.  
 
Aeroporto 
 
Mesmo com grande fluxo de turistas estrangeiros que deverá desembarcar em Cuiabá, o Aeroporto Marechal Rondon segue em obras e já é certo que não ficará 100% concluído até a Copa. 
 
Foto: André Romeu
 
O superintendente da Infraero em Mato Grosso, João Marcos Coelho Soares disse ao Circuito Mato Grosso que existe um esforço por parte da Infraero e do Governo do Estado para deixar o aeroporto apto para atender não somente a demanda da Copa, como também o fluxo de passageiros diário no Aeroporto. 
 
“Existe um trabalho interno de direcionamento de fluxo operacionais, reforço de equipe, não só infraestrutura como também de equipe, para dar conforto aos passageiros”, pontuou o superintendente. 
 
João Marcos alegou que esta semana será iniciado um trabalho mais ‘forte’ na questão de limpeza e na preparação da infraestrutura do local. Embora alegue que o acesso ao aeroporto estará facilitado e o estacionamento concluído, João Marcos disse acreditar “que a obra não estará 100% concluída. Os detalhes certamente não estarão totalmente prontos, algumas coisas ficarão para o pós Copa”, admitiu ele. 
 
Plano Operacional
 
Ao longo do evento que acontece durante toda esta terça, membros do Comitê Organizador da Copa (COL), do Ministério do Esporte, além de representantes do Governo do Estado e da Prefeitura ajustam e detalham as ações que serão implementadas durante a Copa do Mundo, especialmente nos dias de jogos na cidade. 
 
Secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luiz Fernandes - Foto: Camila Ribeiro“Nós temos que acertar os últimos detalhes para garantir que as coisas funcionem bem, que os turistas sejam bem acomodados. Essa é uma reunião de alinhamento final do planejamento, de consolidação operacional e integração dos planos, com todos os atores responsáveis pela operação”, ressaltou o secretário Luiz Fernandes. 
 
As medidas analisadas compreendem áreas como as de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos