"Não acho que será difícil para nos adaptar, não acho que será um problema", resumiu o embaixador, que, a pouco mais de um mês do evento mundial, também se diz confiante no término da maioria das obras na cidade neste curto prazo, apesar dos atrasos em todas elas.
"Estou otimista de que muitas das obras em andamento serão concluidas antes do torneio. Nós [Nigéria] já sediamos a Copa do Mundo antes – o sub-17 [em 2009] e o sub-20 [em 1999]. Sabemos dos desafios envolvidos", declarou o embaixador com base na própria experiência nigeriana, mas dizendo-se convicto até mesmo de que, em Cuiabá, as empreiteiras responsáveis pelas construções passarão a atuar em turnos noturnos.
"Estou certo de que trabalharão à noite, eles sabem dos prazos, vão conseguir deixar tudo ok. Já nos acostumamos com isso, já fizemos isso antes", apostou.
O discurso diplomático se aproxima de declaração feita pelo próprio prefeito Mauro Mendes (PSB) em março, quando os atrasos verificados na maioria das obras de mobilidade urbana já haviam reforçado a perspectiva de conclusão delas para depois do evento mundial. Perguntado se não achava que as obras inacabadas incomodariam ou causariam má impressão nos visitantes da capital, Mendes defendeu que os trabalhos não necessariamente seriam vistos de maneira negativa, até porque demonstrariam um momento de pujança e dinamismo na economia local.
O embaixador Adamu Emozozo esteve em Cuiabá na última semana para participar de uma reunião com o prefeito e com o ministro do Turismo, Vinícius Lages, sobre os preparativos de acomodação alternativa para turistas estrangeiros em Cuiabá. Segundo o diplomata, os nigerianos estão se preparando para desembarcar na capital mato-grossense "aos milhares".
Antes da reunião, Emozozo visitou as obras de construção da Arena Pantanal, dos acessos ao estádio e ao aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, cidade da região metropolitana da capital. "Já estou empolgado. Posso dizer que os que estão chegando também estão e esperam se divertir bastante em Cuiabá. Vocês têm uma bela cidade", discursou.
Fonte: G1