Cidades DESTAQUE 1

Quase 2 mil casos de violência contra mulheres foram registrados em MT em 2025, diz Ministério Direitos Humanos

Quase 2 mil casos de violência contra a mulher foram registrados em Mato Grosso apenas nos primeiros meses de 2025, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. O levantamento aponta 1.924 violações, que incluem maus-tratos, exploração sexual e tráfico de pessoas. No entanto, apenas 259 denúncias foram formalizadas junto à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, evidenciando a subnotificação como um dos principais desafios no enfrentamento ao problema.

A divulgação dos números ocorre durante o Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher, instituída por lei em 2022. A ação marca o mês de sanção da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos em 2025 e é considerada um marco na proteção dos direitos das mulheres no Brasil. Em Mato Grosso, ações educativas e palestras buscam estimular o debate e orientar sobre canais de denúncia.

Para a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, professora Naiara Lopes, denunciar é essencial para romper o ciclo da violência. “Ao denunciar, a mulher busca proteção para si, contribui para a responsabilização dos agressores e para a construção de uma sociedade menos tolerante à violência”, afirma. Ela reforça que a denúncia pode garantir medidas protetivas, acesso a serviços especializados e até salvar vidas.

Os canais de atendimento incluem o 190, para casos de risco iminente; a Central de Atendimento à Mulher (180), gratuita e disponível 24 horas; e as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), com seis unidades físicas em Mato Grosso e atendimento online permanente. A lista completa dos serviços pode ser acessada no site da Secretaria de Segurança Pública ou diretamente na plataforma da Deam Online.

joaofreitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.