Cidades DESTAQUE 4

Bombeiros combatem três incêndios florestais e monitoram 24 focos ativos em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, nas últimas 24 horas, dois incêndios florestais nos municípios de Nova Maringá e Itaúba, e segue atuando neste domingo (10) no combate a outros três focos ativos no estado. As frentes de trabalho estão concentradas em uma fazenda às margens da MT-326, em Cocalinho, e em queimadas irregulares em União do Sul e Torixoréu. As operações contam com uso de caminhão-pipa, maquinário e equipes mobilizadas de forma ininterrupta para conter as chamas e proteger propriedades rurais e vidas.

O monitoramento estadual registra atualmente 24 focos de calor ativos, sendo sete em terras indígenas e cinco em propriedades localizadas nos municípios de Campo Verde, Água Boa, Cocalinho, Santa Terezinha e Campinápolis. Os outros 12 correspondem a queimadas irregulares. Nos territórios indígenas, como Marãiwatsédé (Alto Boa Vista), Zoró (Rondolândia) e Capoto/Jarina (Peixoto de Azevedo), o combate depende de atuação de órgãos federais, já que o estado não possui autorização para intervir diretamente.

Segundo o Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso registrou 55 focos de calor nas últimas 24 horas, sendo 32 na Amazônia e 23 no Cerrado. Um foco isolado não caracteriza necessariamente um incêndio florestal, mas a concentração de pontos de calor em uma área indica maior risco e pode evoluir rapidamente para grandes queimadas.

O CBMMT reforça que o uso do fogo para limpeza ou manejo está proibido no estado durante o período crítico de estiagem. No Pantanal, a restrição vai de 1º de junho a 31 de dezembro; já na Amazônia e no Cerrado, de 1º de julho a 30 de novembro. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido o ano inteiro. Denúncias de queimadas e incêndios florestais devem ser feitas pelos telefones 193 ou 190.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.