Circuito Cinema

Para Wagner Moura, “Praia do Futuro” é filme sobre abandono

 
"O Brasil é, sim, um país conservador, e, para mim, isso [o personagem homossexual] não deve ser assunto. Para mim, que sou pai de três filhos, foi muito mais forte o abandono do Ayrton", disse Moura.  Segundo afirma, o grande público pode até se chocar com sua atuação, que contém cenas de sexo homossexual e nu frontal, mas ele não se importa. "A resposta sincera é que tanto faz."
 
No filme, dirigido pelo cearense Karim Aïnouz, o salva-vidas Donato trabalha na praia de mesmo nome, em Fortaleza (CE). Pela primeira vez em sua carreira, ele falha ao tentar salvar uma pessoa de um afogamento e conhece o amigo da vítima, o motoqueiro alemão Konrad (Clemens Schick). Donato parte então para a Alemanha em busca de uma nova vida, deixando para trás o irmão mais novo, que o idolatrava. Oito anos depois, Ayrton parte para a Alemanha em busca do irmão mais velho.
 
De acordo com Moura, classificar o seu personagem no filme como gay é algo simplista. "Não é um personagem gay. É um personagem com tanta coisa… E entre elas ele é gay. É só mais uma característica e não a identidade dele", diz Moura, que completa: "Em certo aspecto, talvez seja o personagem mais parecido com o Capitão Nascimento que eu fiz. Um personagem homossexual, por exemplo, também pode ser viril".
 
Companheiro de elenco de Moura, o ator alemão Clemens Schick concorda: "Você não pode rotular esses personagens de gays, mas vivemos em um mundo no qual ser gay é errado", disse. "Por que ninguém pergunta como eu fiz para me preparar para interpretar um personagem heterossexual? Quero ser idealista e pensar que talvez, no futuro, esse tipo de pergunta nem seja levantada."
 
"A diferença produz tolerância", disse o diretor Karim Aïnouz, tanto sobre o tema do filme quanto o fato de "Praia do Futuro" ser uma coprodução entre Brasil e Alemanha, países sem laços culturais muito diretos.
 
UOL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Circuito Cinema

“Cowboys do Espaço” não é um grande filme, mas diverte

Não é impossível que venha a enfrentar a concorrência dos "Cowboys do Espaço" (HBO Family, 20h45, 12 anos), velhos candidatos
Circuito Cinema

Novo filme de Wagner Moura mostra pai em busca do filho desaparecido

O longa de estreia de Luciano Moura venceu o prêmio de melhor filme pelo voto popular no Festival do Rio