Política

Oposição aciona o TSE contra pronunciamento de Dilma no Dia do Trabalho

 
Da tribuna do Senado, o líder do DEM, José Agripino (RN), também comunicou que o seu partido irá entrar com representação semelhante no TSE.
 
No pronunciamento, Dilma anunciou um pacote de bondades que inclui um reajuste de 10% nos valores do Bolsa Família e a correção na tabela do IR (Imposto de Renda).
 
Pronunciamento de Dilma na véspera do Dia do Trabalho – 6 vídeos
 
Os dois partidos pretendem ainda pedir ao Ministério Público Federal que investigue suposta prática de improbidade administrativa contra a petista e o secretário de Comunicação da Presidência, Thomas Traumann.
 
"Ela [Dilma] feriu frontalmente a legislação em vigor, inclusive uma legislação sancionada por ela", afirmou Agripino sobre a lei eleitoral.
 
"Num dado momento [do anúncio] ela diz que vai continuar o plano de antecipação de aumento do salário mínimo, se é o ultimo ano dela como presidente como ela promete que vai continuar se ela não estiver fazendo campanha."
 
Segundo Agripino, a representação no Ministério Público deve ser protocolada na tarde desta segunda-feira.
 
Na sua representação ao TSE, os tucanos argumentam que Dilma usou o pronunciamento "para fazer ataques a adversários políticos", aproveitando-se para "veicular propostas de um futuro governo e fez pedido explícito de voto, condutas que ferem a legislação eleitoral".
 
Na nota divulgada pelo partido, o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP), coordenador jurídico nacional da sigla, informa que a representação junto ao MPF deverá ser protocolada ainda nesta tarde.
 
"Ao pessoalizar os atos de governo, a presidente Dilma esquece que o patrimônio público pertence ao povo brasileiro e não a ela própria e a seu grupo político. Isso é inconstitucional, ilegal e imoral", disse Sampaio na nota.
 
Procurado, o Palácio do Planalto informou, via assessoria de imprensa, que não irá se pronunciar.
 
UOL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões