A obra de duplicação de mais de 23 quilômetros teve início em 2010 e a previsão é que ficasse pronta em 780 dias. Nesse caso, em fevereiro de 2012, porém, o prazo foi ampliado para mais 600 dias e esse novo prazo expirou em dezembro do ano passado. O projeto está orçado em mais de R$ 31 milhões. O valor também foi alterado e teve um acréscimo de R$ 15 milhões.
Desse modo, a duplicação da MT-040 teve três anos e 10 meses para ficar pronta, ao custo de mais de R$ 47 milhões. Só que até agora apenas 9 km, menos da metade, foi entregue. O restante continua em pista simples e com buracos. Alguns trechos não têm acostamento.
Em 2012, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) encontrou irregularidades e recomendou a suspensão dos pagamentos feitos pelo estado à empresa contratada para fazer o serviço. No ano passado, a empresa conseguiu reverter a decisão. A Setpu informou que até agora só foram repassados os valores referenets ao que já foi entregue, R$ 8 milhões. A promessa era de que a obra fosse retomada em abril. Porém, nenhuma máquina voltou a trabalhar.
A situação da pista, simples e cheia de buracos oferece um grande perigo aos motoristas que trafegam pela via.
G1