Política

Líderes decidirão se CPI da Petrobras será mista ou terá somente senadores

 
Na semana passada, Renan Calheiros abriu caminho para a instalação de duas CPIs: uma restrita ao Senado e outra mista. Mas ele deixou nas mãos dos líderes a definição final sobre qual das duas comissões será efetivamente instalada.Para a reunião, o presidente também pediu aos líderes que entreguem os nomes dos integrantes da comissão. Caso a CPI seja instalada somente no Senado, terá 13 membros. Se for mista, 13 deputados e 13 senadores. Nos dois casos, PT e PMDB ocuparão as principais posições na comissão porque possuem as maiores bancadas.
 
Apesar de o pedido de Calheiros representar um sinal verde, a comissão só será de fato instalada quando ocorrer a primeira sessão.O PT ameaça não indicar seus integrantes caso a decisão seja pela instalação da CPI mista. Senadores aliados ao governo entendem que uma CPI apenas no Senado poderá trazer menos desgaste ao Planalto. Por isso vão tentar protelar o trabalho da comissão mista.Já a oposição quer privilegiar a CPI que envolva Câmara e Senado para dar maior visibilidade às investigações.
 
Na última quarta-feira (30), o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), disse que só vai aceitar tratar de CPI mista na próxima sessão do Congresso Nacional, marcada para 20 de maio.Nessa ocasião, o PT pretende apresentar requerimento de criação de outra CPMI, destinada a investigar denúncias de corrupção nos governos de São Paulo e de Pernambuco, estados comandados por adversários da presidente Dilma Rousseff.
 
Na hipótese de líderes não entregarem as indicações, Calheiros declarou que poderá ele mesmo escolher os nomes, direito que o regimento assegura ao presidente.Para o líder do PSDB, Aloysio Nunes (SP), a instalação de uma comissão com deputados e senadores é inexorável.Já até retirei as indicações para a CPI do Senado, e agora vamos pensar nos nomes para a CPI mista, afirmou o tucano na semana passada.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões