“A gente tem andado pelo Brasil inteiro, em inaugurações, eventos-testes, Copa das Confederações, e não é por estar aqui, mas de fato é o estádio mais bem organizado dos 12 que nós temos. Os detalhes, o acabamento, a operação, a limpeza: temos que parabenizar a Arena das Dunas”, disse o gerente de Operações do COL, Tiago Paes.
Também presente ao evento-teste, o CEO do COL, Ricardo Trade, aproveitou para exaltar também a beleza da arena. “A gente está muito contente com a arena. O estádio é lindo com esse formato das dunas e um investimento que foi feito no campo de jogo maravilhoso. O gramado é sensacional. Eu já tinha vindo aqui, mas andei mais pela manhã pelas instalações e achei que o estádio é sensacional. O Tiago (Paes) tem sempre dito que é um dos estádios mais fáceis de operar, no sentido de como ele está organizado e como ele vem sendo operado”, completou.
Durante o evento, o COL testou aspectos das áreas de limpeza e resíduos, transporte, serviços ao espectador, voluntários, operações de imprensa, alimentação, tecnologia, competições, serviços médicos e segurança. “Hoje eu disse que era o dia da nossa prova oral”, brincou o secretário estadual da Copa no Rio Grande do Norte, Demétrio Torres, que também ficou muito satisfeito com o resultado. “Ao longo desse período desde que foi feita a inauguração da arena, a gente vem fazendo testes, não só a parte de jogos, mas das próprias instalações, das pessoas, e hoje, pelas informações dadas pelo COL, parece que a gente saiu bem na foto”, disse, lembrando que outros jogos já haviam sido realizados na Arena das Dunas antes do evento-teste oficial para a Copa.
Mesmo com os elogios, a Arena das Dunas ainda não está totalmente pronta para receber jogos da Copa do Mundo. Algumas áreas ainda não podem ser testadas, como áreas vip e hospitalidade, por ainda não terem disponíveis condições estruturais. O COL também estuda testar as arquibancadas provisórias que serão instaladas até o dia 22 de maio.
A maior preocupação é quanto ao acesso à Arena das Dunas. O entorno do estádio ainda passa por obras e os torcedores têm reclamado de dificuldades no trânsito e em relação ao transporte até a arena. “Em tudo quanto é lugar tem obras, tem muito engarrafamento. Mas de resto a arena está perfeita, arrisco dizer que é um dos estádios mais bonitos do Brasil”, disse o publicitário Edenaldo de Paiva, torcedor do América, que foi ao estádio com os filhos.
“Sendo o primeiro teste, a expectativa é de fato que nem tudo funcione. Usamos os testes para encontrar os problemas e a nossa preocupação hoje é o acesso do espectadores no lado externo. Aí é que estão concentrados os trabalhos, para que as pessoas cheguem tranquilamente. É só acertar a questão do acesso e teremos aqui uma Copa de muito sucesso, sem dúvida nenhuma”, disse Tiago Paes.
Entre os aspectos testados, Paes destacou alguns detalhes da operação. Na área de limpeza, em que o COL atua em parceria com o operador do estádio, os resultados foram considerados muito bons. Na parte de voluntariado, também foi testada a alimentação e a distribuição de uniformes. No evento-teste, os voluntários auxiliaram principalmente nas áreas de operações de imprensa e serviços ao espectador. “Tivemos voluntários orientando o público, com megafones, dando boas-vindas. É um pouquinho do que teremos na Copa. Hoje tivemos 90 voluntários e na Copa devemos ter 300”, disse Paes.
Paes também elogiou o gramado, que foi cortado na mesma altura que será usada na Copa e também passou pelos mesmos procedimentos de irrigação. O gerente de operações do COL lembrou que a arquitetura do estádio favorece o campo de jogo, já que a grama recebe luz natural diretamente.
Na área de segurança, o gerente geral de segurança do COL, Hilário Medeiros, acompanhou os testes na Arena das Dunas e também fez um balanço positivo. “Trabalhamos com aproximadamente 450 homens, testamos todas as saídas de emergência, fizemos todo o trabalho de integração com as forças de segurança, todos trabalhando juntos no Centro de Comando e Controle, e não tivemos nenhum incidente grave”, disse.
Além dos profissionais do COL, 600 policiais militares trabalharam durante a partida. A Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (Semob) também participaram. De acordo com Medeiros, embora os Pontos de Verificação Veicular (PPVs) não tenham sido ativados, a Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com a Polícia Militar, pode fazer testes na questão das escola de autoridades e delegações.
O jogo entre América-RN e ABC foi o terceiro evento-teste oficial do COL antes da Copa do Mundo em 2014. No dia 26 de abril, a Arena Pantanal, em Cuiabá, recebeu a operação durante o jogo entre Luverdense e Vasco, também válido pela Série B. Antes, no dia 3 de abril, a Arena da Amazônia, em Manaus, foi testada durante a partida entre Resende e Vasco, pela Copa do Brasil.
Antes do Mundial, todas as cidades-sede que não sediaram jogos da Copa das Confederações receberão eventos-testes oficiais. Cuiabá e Manaus terão um segundo evento e Brasília, que recebeu apenas a abertura da Copa das Confederações, também será testada, no dia 17 de maio, com a partida entre Goiás e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro.
Em Porto Alegre, o evento-teste oficial está marcado para o dia 10 de maio, com um jogo entre Internacional e Atlético-PR. A Arena da Baixada, em Curitiba, será testada no dia 14, em um amistoso do Atlético-PR. Para a Arena Corinthians, em São Paulo, o teste será durante o jogo entre Corinthians e Figueirense, em 17 ou 18 de maio.
Portal da Copa