Na pior violência em Odessa desde que o presidente Viktor Yanukovich foi deposto em fevereiro, a polícia disse que 38 pessoas morreram sufocadas por fumaça ou foram mortas quando pularam das janelas depois que o prédio de um sindicado foi incendiado.
Os lados opostos no conflito, que se repete em outras partes da Ucrânia, especialmente no leste, já tinham se enfrentado antes em Odessa, mas a violência nunca havia resultado em mortes. Alguns moradores dizem temer que ocorram agora tentativas de represália.
Reféns: Angela Merkel pede ajuda a Putin para libertar observadores na Ucrânia
Antes disso, a polícia informou que quatro homens morreram em um confronto depois que uma passeata de manifestantes pró-governo central de Kiev foi emboscada. Bombas incendiárias, pedras arrancadas do pavimento e explosivos foram atirados durante os enfrentamentos, disseram.
Agitando a bandeira azul e amarela da Ucrânia, e com capacetes e bastões, milhares de ucranianos saíram às ruas em apoio à posição pró-europeia adotada pelo governo central. Alguns eram fãs do time local de futebol, o Chornomorets.IG