DESTAQUE 1 Plantão Policial

Suspeito de integrar grupo criminoso é preso em MT durante operação nacional contra crimes violentos

Um homem foi preso em Mato Grosso nesta sexta-feira (25) durante a deflagração da Operação Cruciatus, desdobramento da Operação Soldados da Usura, coordenada pelo Ministério Público do Estado de Rondônia. A ação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco-MT), força-tarefa formada por membros do Ministério Público Estadual, das polícias Militar, Judiciária Civil, Penal e do Sistema Socioeducativo.

No estado, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça de Rondônia, com base nas investigações da fase anterior da operação, que identificou uma organização criminosa responsável por crimes como tortura, extorsão, roubo, ameaças e intimidação de vítimas e testemunhas.

Durante a primeira etapa das investigações, as autoridades apreenderam celulares e obtiveram áudios e vídeos que comprovam a atuação violenta do grupo. Em um dos casos mais graves, uma vítima foi forçada a assinar um recibo sob ameaça de morte de seu filho de apenas três anos. Os criminosos também usavam coerção para cobrar dívidas e resolver disputas comerciais, com funções bem distribuídas entre os integrantes.

A atuação do Gaeco de Mato Grosso foi considerada fundamental para o cumprimento das medidas cautelares, incluindo o afastamento do sigilo de dados dos materiais apreendidos. A operação contou com o apoio da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), reforçando o trabalho integrado entre os estados no combate ao crime organizado.

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em