O gasoduto implantado no Distrito Industrial de Cuiabá foi oficialmente entregue nesta sexta-feira (25), marcando um novo momento para a industrialização da capital mato-grossense. Com investimento de R\$ 40 milhões do Governo do Estado, por meio da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, MT Gás e MT Par, o sistema promete impulsionar o setor produtivo com uma alternativa energética mais eficiente, econômica e sustentável.
A estrutura tem capacidade de atender até 260 empresas, com a distribuição diária de até 186 mil metros cúbicos de gás natural. Para o governador Mauro Mendes, trata-se de um marco histórico que inaugura uma nova era de oportunidades para a indústria local. “Muito mais do que uma grande matriz energética, o gasoduto cria uma ambiência de ânimo, de novas expectativas e de novas perspectivas”, afirmou.
Segundo o governador, a concretização do projeto só foi possível graças à articulação, no início da atual gestão, de um contrato firme de fornecimento de gás natural com a Bolívia. Essa segurança no abastecimento foi essencial para atrair a confiança do setor empresarial, que agora pode migrar para uma matriz energética mais econômica e previsível. “Estamos abrindo um novo ciclo de oportunidade aqui no Distrito Industrial”, completou.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como a senadora Margareth Buzetti, deputados estaduais, secretários de Estado, presidentes de autarquias e representantes do setor energético, como a CEO da MS Gás, Cristiane Schmidt. O evento simboliza a união de esforços entre governo, setor público e iniciativa privada para promover o desenvolvimento industrial.
Com a nova infraestrutura, o Distrito Industrial se alinha à expansão econômica que já se observa em outras regiões de Mato Grosso. A expectativa é de que o fornecimento contínuo de gás natural estimule a instalação de novas empresas, amplie a competitividade local e reforce o compromisso do Estado com um modelo de crescimento sustentável e inovador.