Mix diário

Habitação sobe 0,98% no IPCA-15 de julho ante alta de 1,08% em junho, afirma IBGE

Os preços de Habitação subiram 0,98% em julho, após avanço de 1,08% em junho. Foi o maior impacto positivo no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), divulgado nesta sexta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O grupo deu uma contribuição positiva de 0,15 ponto porcentual para o IPCA-15, que subiu 0,33% no mês.

A energia elétrica, principal impacto individual no índice, subiu 3,01% em julho (0,12 pp), após subir 3,29% no mês anterior. O item é afetado pela vigência da bandeira tarifária vermelha patamar 1, com a cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100kwh consumidos. Além disso, houve reajustes tarifários de 7,36% em Belo Horizonte; 14,19% em uma das concessionárias em Porto Alegre; 1,97% em Curitiba; 13,97% em uma das concessionárias em São Paulo; e redução de 2,16% em uma das concessionárias do Rio de Janeiro.

A taxa de água e esgoto teve avanço de 0,25% em julho, após alta de 0,94% em junho, com o item incorporando reajustes de 9,88% em Brasília e 3,83% em Curitiba.

O Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, calcula o impacto de cada grupo no IPCA-15 com base na variação mensal e no peso mensal disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra).O resultado pode ter divergências pontuais com o impacto divulgado pelo IBGE, que considera mais casas decimais do que as disponibilizadas publicamente na taxa de cada item.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve