Cidades DESTAQUE 4

Verificação de taxímetros em Mato Grosso passa a ser bienal, com isenção de taxas para taxistas

Os taxímetros em Mato Grosso passarão a ser verificados a cada dois anos, e não mais anualmente, conforme nova norma do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A mudança entrou em vigor na última quarta-feira (16), e será aplicada pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem/MT), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. A medida visa otimizar o processo de fiscalização, mantendo a confiança nos equipamentos utilizados pelos profissionais do setor.

A nova regra também está alinhada à Medida Provisória nº 1.305/2025, que isenta os taxistas do pagamento das taxas de verificação inicial e subsequente. Com isso, os certificados de verificação emitidos em 2025 terão validade até 2027. Etiquetas com a inscrição “verificado até 2026” também continuam válidas, evitando despesas e burocracias desnecessárias aos profissionais do transporte individual.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Cuiabá conta com 604 taxistas cadastrados, todos sujeitos ao cronograma de verificação estabelecido pelo Ipem. A fiscalização ocorre em pontos previamente definidos, com uso de pistas específicas para medir a precisão dos taxímetros em operação, conforme diretrizes técnicas da norma NIE-Dimel-009.

O diretor de ensaios metrológicos do Ipem, Rogério Henrique de Oliveira, garantiu que a alteração no intervalo entre as verificações não compromete a qualidade dos serviços prestados à população. Segundo ele, estudos técnicos do Inmetro confirmaram a confiabilidade dos taxímetros, permitindo a ampliação do prazo. “Intensificamos a fiscalização em campo para garantir que o consumidor não seja prejudicado”, afirmou.

A atuação do Ipem tem como objetivo assegurar relações de consumo justas e a regularização dos instrumentos de medição. A fiscalização periódica visa coibir fraudes e garantir que o valor cobrado pelo serviço de táxi corresponda fielmente ao percurso realizado, beneficiando tanto os profissionais quanto os usuários do transporte.

joaofreitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.