Mix diário

FMI: Gita Gopinath deixará cargo de 1ª vice-diretora-gerente no final de agosto

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta segunda, 21, que Gita Gopinath deixará o cargo de primeira vice-diretora-Gerente no final de agosto para retornar à Universidade Harvard. Lá, será a primeira a ocupar uma nova cátedra de Economia batizada Gregory e Ania Coffey.

Em comunicado, a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, elogiou a economista, que chegou ao Fundo em 2019 como economista-chefe e foi promovida à vice-direção em 2022, e destacou sua atuação durante crises como a pandemia da Covid-19, guerras e mudanças no comércio global. Ela foi a primeira mulher a ocupar o posto de economista-chefe do Fundo.

A diretora também ressaltou que Gopinath supervisionou temas como política fiscal e monetária, dívida e comércio internacional. Sua contribuição incluiu “países sistêmicos como Argentina e Ucrânia” e participação ativa em fóruns como o G7 e o G20. Seu sucessor será anunciado futuramente por Georgieva.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve