Com uma atuação arrasadora diante de uma nervosa Amanda Anisimova, Iga Swiatek não encontrou resistência para vencer a final feminina na quadra central de Wimbledon, neste sábado, e conquistar seu sexto título de Grand Slam na carreira. A polonesa de 24 anos foi dominante na vitória por 2 sets a 0, com duplo 6/0, em apenas 57 minutos de partida – foi apenas a segunda vez que isso ocorreu na Era Aberta (iniciada em 1968).
O triunfo inédito na grama londrina – ela havia conquistado quatro taças em Roland Garros e uma no US Open – interrompeu um jejum de conquistas – em qualquer nível – da polonesa desde o troféu no saibro francês, no ano passado. De quebra, ela alcançou sua 100ª vitória em partidas de Grand Slam.
A ex-número 1 do mundo, que estava em oitavo lugar no mês passado, deverá recuperar mais uma posição no ranking da WTA, na segunda-feira, passando do quarto para o terceiro posto, à frente da americana Jessica Pegula e somente atrás da belarussa Aryna Sabalenka e da também americana Coco Gauff, campeã de Roland Garros, no mês passado.
Número 12 do mundo, Anisimova esteve longe de repetir a atuação sólida que a ajudou a derrotar Sabalenka na semifinal e sentiu a pressão em sua primeira final de Grand Slam. “Sei que não fiz o suficiente hoje, mas vou continuar me esforçando”, afirmou ela. “Sempre acreditei no meu potencial, então espero um dia voltar aqui.”
A tenista dos EUA ouviu um incentivo da nova campeã de Wimbledon. “Não importa o que aconteceu hoje”, afirmou Iga Swiatek. “Você deve estar orgulhosa do trabalho que vem fazendo.”
A americana de 23 anos, porém, consolidou-se como entre as principais jogadoras do circuito após duas pausas na carreira, após a morte do pai, em 2019, e para cuidar da saúde mental, em 2023. Assim, após retomar a carreira em 189º lugar há um ano, a americana aparecerá pela primeira vez no Top 10 do ranking da WTA, na sétima posição, apesar do revés na decisão.
O JOGO
O primeiro set foi um massacre de Swiatek sobre Anisimova. A polonesa marcou 27 pontos contra apenas nove da adversária e acertou 80% do primeiro serviço ante 33% da americana, fechando o set por 6/0 em apenas 25 minutos.
A número 12 do mundo demonstrou nervosismo no início da partida e abusou dos erros. Logo no primeiro serviço, ela ofereceu três break points para Swiatek, que aproveitou e quebrou o saque da adversária, abrindo vantagem no placar. Apática, a americana não conseguia encontrar seu melhor jogo e, após um terceiro game disputado, cometeu a dupla falta que permitiu a Swiatek abrir 3 a 0 no placar.
Confiante e jogando com tranquilidade, a polonesa confirmou seu serviço a aproveitou mais um triplo break point para ampliar a vantagem para 5 a 0 no primeiro set, arrasando a rival com “pneu” (6/0).
O panorama não mudou no segundo set. Anisimova até ensaiou uma reação, mas Swiatek ditava o ritmo e novamente quebrou os dois saques da adversária, abrindo 3 a 0 na parcial. No final, prevaleceu a tranquilidade e o domínio da polonesa, que fechou o set novamente em 6/0 para festejar seu primeiro título na grama de Wimbledon.