Mix diário

México apreende quase 15 milhões de litros de combustível roubado de trens abandonados

As autoridades mexicanas apreenderam cerca de 15 milhões de litros de diesel, gasolina e derivados de petróleo roubados de dois trens abandonados em um estado que faz fronteira com o Texas. A apreensão ocorreu dias após as autoridades terem dito que desmantelaram uma quadrilha de roubo de combustível que operava no centro do México com a prisão de 32 pessoas.

O secretário de Segurança do México, Omar García Harfuch, disse no X na segunda-feira, 7, que os dois trens-tanque foram encontrados perto das cidades de Ramos Arizpe e Saltillo, no estado de Coahuila. García Harfuch não disse de onde vinha o combustível, para onde estava sendo levado ou se estava relacionado às prisões da semana passada.

Histórico

O governo mexicano tem combatido o roubo de combustível da empresa petrolífera estatal Pemex há anos. Mais recentemente, também houve casos de combustível importado ilegalmente para o México pelo crime organizado para ser vendido sem o pagamento de impostos de importação. A Pemex disse em demonstrações financeiras que entre 2019 e 2024 perdeu quase US$ 3,8 bilhões devido ao roubo de combustível.

O combustível roubado é geralmente chamado de “huachicol” no México. O crime organizado perfura oleodutos e desvia combustível para postos de gasolina forçados a comprar dos cartéis ou vende diretamente nas ruas. As autoridades americanas até acusaram o cartel Jalisco Nova Geração de operar seus próprios postos de gasolina.

O chefe de segurança disse que foi a maior apreensão de combustível durante o mandato da Presidente Claudia Sheinbaum. Em ambos os casos, os vagões pareciam ter sido abandonados e não havia documentação mostrando de onde vinha o combustível.

Em março, as autoridades apreenderam um barco carregando cerca de 9,8 milhões de litros de combustível no porto de Tampico, no estado fronteiriço do norte de Tamaulipas.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve