O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) são reprovados pelos deputados federais brasileiros, segundo apontou pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta, 2. Em relação a Lula, 46% dos parlamentares reprovam a gestão petista, enquanto 27% aprovam e 24% a consideram regular. Entrevistados não sabem ou não responderam foram 3%.
Já quando indagados sobre o STF, 48% avaliaram negativamente o trabalho da Corte, ante 27% que veem como positiva a atuação. Outros 18% fazem uma avaliação regular; 7% não sabem ou não responderam.
Mesmo assim, há pouca crença na aprovação de um impeachment de ministros do STF no futuro. Cabe ao Senado processar e julgar um pedido de impedimento de um integrante da Corte. Dos deputados entrevistados, 65% disseram que não veem uma empreitada do tipo prosperar, ante 22% que responderam que sim. São 13% os que não sabem ou não responderam.
O levantamento ouviu 203 dos 513 deputados, entre 7 de maio e 30 de junho, e tem 4,5 pontos porcentuais de margem de erro para mais ou para menos. Esse período capta a derrota do governo no caso do IOF.