O evento, que tem como objetivo a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer bucal, será realizado na Clínica Odontológica do bairro, das 8 às 11 horas, em parceria com o programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do Univag – Centro Universitário.
O programa teve início este ano no dia 8 de fevereiro e desde então já foram atendidas aproximadamente 200 pessoas. A proposta é realizar as ações do projeto quinzenalmente aos sábados nas 10 clínicas odontológicas do município.
Durante o evento, além da realização de exames bucais, também serão entregues folders educativos, distribuição de kits de higiene bucal, e realizadas orientações de como fazer o auto-exame bucal, além de informações sobre principais fatores de risco para o câncer de boca como o tabagismo, o etilismo, a radiação solar e atualmente as infecções pelo papiloma vírus humano (HPV).
O objetivo principal detectar lesões bucais em pessoas com idade acima dos 40 anos e com o hábito de fumar e/ou consumir bebidas alcoólicas, ou seja, justamente o grupo de risco da doença.
A coordenadora do Programa e cirurgiã-dentista do município, Drª Diurianne França, ressaltou a importância das ações para orientar a população a se prevenir contra o câncer de boca realizando o auto-exame, além de realizar os exames nos pacientes. “O prognóstico para Cuiabá é preocupante. As estimativas para o ano de 2014 no município é de 60 casos novos de câncer de boca, desses 40 em homens e 20 em mulheres", explicou.
O projeto ainda pretende integrar a abordagem científica com as atividades de assistência, colaborando assim com a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde. “Essas estratégias vêm fortalecer o brilhante trabalho que a equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está fazendo em prol da população cuiabana”, enfatizou a cirurgiã-dentista.
Além dos cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal do município, o Programa conta com a parceria da LACCanBo/MT (Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de Boca de Mato Grosso) e discentes do Curso de Odontologia do Univag.
Fonte: Assessoria