Mix diário

ACSP: Índice Nacional de Confiança fica estável em junho, mas segue em nível pessimista

O Índice Nacional de Confiança (INC), divulgado pela PiniOn para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), apresentou estabilidade de maio para junho, a 96 pontos, ainda em campo pessimista, abaixo dos 100 pontos. Já na comparação interanual, houve queda de 2%. O levantamento teve como amostra 1.679 famílias residentes em capitais e cidades no interior.

Nesta leitura, os dados foram mistos, com ausência de variação da confiança nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. No Norte houve redução para as famílias, enquanto no Sul houve aumento. No recorte socioeconômico, os resultados também não apontaram para uma direção, com recuo nas classes A-B, leve alta na C e estabilidade entre D e E.

Em relação ao entendimento das famílias sobre a situação financeira atual, foi apresentada leve melhora. Contudo, as perspectivas futuras quanto à renda e emprego indicaram moderada deterioração ante maio, com diminuição da segurança no emprego, contribuindo para a estabilidade do índice. Segundo o índice, essa piora nas expectativas adiante está atrelada à menor disposição para comprar itens de maior valor, como bens duráveis, carros e imóveis, geralmente financiados pelo crédito.

Segundo o economista da ACSP Ulisses Ruiz de Gamboa, a atividade econômica e o emprego seguem como fatores positivos, juntamente ao aumento do novo consignado e a outras transferências governamentais. “Porém, a elevada inflação de produtos básicos, o alto grau de endividamento das famílias e os efeitos negativos das altas taxas de juros sobre a atividade econômica poderão reduzir a confiança do consumidor ao longo dos próximos meses”, pondera.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve