O ex-jogador Carlos Alberto Torres, capitão da seleção brasileira tricampeã mundial em 1970, será o responsável por trazer o troféu até Cuiabá. Pelas normas da Fifa, apenas os campeões mundiais e os chefes de Estado podem tocar no troféu, que percorreu 89 países e 150 mil quilômetros antes de chegar em Mato Grosso. A taça desembarcará em Cuiabá vinda de Salvador e daqui seguirá para Curitiba.
A Taça Fifa é feita de ouro 18 quilates, tem 36,5 centímetros de altura e pesa cinco quilos. O troféu é entregue aos campeões do mundo desde a Copa de 1974, realizada na Alemanha. Nas primeiras edições do torneio, o ganhador recebia a Taça Jules Rimet, entregue em definitivo ao Brasil após a conquista do tricampeonato, em 1970. O regulamento previa que o primeiro país tricampeão ficaria com o troféu.
A Seleção Brasileira levantou a Taça Fifa em duas oportunidades, em 1994 e 2002. Itália, Argentina e Alemanha também levantaram o troféu duas vezes, enquanto que França e Espanha conquistaram a taça uma vez. Ao contrário da Jules Rimet, a Taça Fifa não ficará em posse definitiva de um país, permanecendo nas mãos do país campeão a cada quatro anos.
Assessoria