Cidades

Perto dos 200 anos de história, Santa Casa precisa de ajuda

 
Tem, portanto, uma história feita de bons e de maus momentos, de períodos áureos e outros de privação, de momentos de paz e outros de convulsão, provocados por mudanças do contexto social e cultural que foram atravessando garantidamente uma história cheia de amor, fraternidade e solidariedade, pois a alma que a caracteriza nunca a abandonou.
 
Estes conceitos enraizados nos corações de nossa gente são fruto do trabalho e do querer dos seus sócios, homens e mulheres que comungam do mesmo sentido de doação, de generosidade, de partilha, de serviço, sem outra recompensa que não seja o sentimento do dever cumprido e de terem sido úteis a alguém que precisa de ajuda.
 
Apesar dos tempos conturbados vividos no passado e do fenômeno mais recente de desvalorização dos mais elementares valores sociais e humanos, a Santa Casa de Cuiabá foi capaz de manter o seu estatuto de bem fazer, contribuindo de forma decisiva para o reforço da solidariedade.
 
Foto: Pedro Alves/Arquivo
 
É essa solidariedade que a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá vem manifestando, apoiando os desprotegidos que a procuram em busca de algo material ou espiritual, que nunca tiveram ou já perderam.
 
Há mais de 40 anos o hospital passou a contar com serviços terceirizados, que hoje formam o complexo da Santa Casa. Desde sua inauguração nunca parou de funcionar, mas sempre teve problemas financeiros. No final da década de 1990 quase fechou as portas. No começo, recebia suporte econômico da Real Academia Militar. 
 
Os recursos para a manutenção vêm dos governos estadual e federal, repassados por intermédio da Prefeitura de Cuiabá e pelo SUS municipal, e do Conselho Nacional de Assistência Social, ligado ao INSS.  A cada três anos a Santa Casa deve comprovar para o Conselho que seu atendimento pelo SUS é acima de 60%. Hoje é um hospital geral com especialidades médicas e cirúrgicas.
 
Atualmente a Santa Casa de Cuiabá possui uma estrutura com 230 leitos, realiza 7.500 cirurgias por ano, além de 800 atendimentos em pacientes com câncer. “Atendemos não só a população local mas toda a Baixada Cuiabana”, explica Preza.
 
Ambulância com urgência
 
Foto: Pedro Alves/ArquivoA Santa Casa necessita, em caráter de urgência, de uma ambulância tipo furgão para uso exclusivo no transporte de pacientes. A única ambulância da instituição encontra-se encostada, sem quaisquer condições de uso.
 
“As necessidades de nossa instituição são muitas, desde dificuldades no custeio de alas médicas, falta de aparelhos endoscópicos, aparelhamento em nossas UTIs, entre outras”, diz o presidente Antônio Preza.
 
No entanto, ele explica que a aquisição de uma unidade móvel seria grande avanço para o começo de uma reestruturação adequada a fim de atender às demandas de Cuiabá e dos municípios de Mato Grosso. “Temos muita esperança de que a sociedade se mobilize mais uma vez em prol dos pacientes do SUS atendidos pela instituição”, conclui. Quem puder colaborar poderá entrar em contato com a diretoria da Santa Casa pelo telefone (65) 3051-1946.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.