Os questionamentos quanto à qualidade do gramado foram feitos ao ex-jogador, já que durante uma visita da Fifa em janeiro a Arena, o também membro do COL, Bebeto disse ter ficado bastante preocupado com este quesito.
Se àquela época o gramado foi motivo de alerta, desta vez só restaram elogios. Segundo Ronaldo, o gramado está com uma boa qualidade e, aparentemente, bastante resistente.
“Já tinha visto imagens da partida entre Mixto e Santos, sei que aquele dia teve muita chuva aqui e percebi que o gramado suportou. Ontem também tivemos chuvas aqui em Cuiabá e pelo que vi hoje a drenagem é fantástica”, salientou ele.
Durante a visita, o ex-jogador ainda brincou em campo e chegou a fazer duas cobranças de pênaltis contra o gol do secretário da Copa Maurício Guimarães, ambas desperdiçadas. Segundo ele, no entanto, “não foi culpa do gramado. Vocês é que pensam que errei. Tinha um alvo ali atrás que eu queria acertar, o Baca", brincou ele, referindo-se a Ricardo Trade, outro membro do COL.
Projeto Fifa 11 pela Saúde
Antes da inspeção ao estádio, Ronaldo, acompanhado do secretário da Fifa, Jérôme Valcke e do ministro dos Esporte, Aldo Rebelo, visitou a Escola Municipal Maria Ambrósio Pammot, no bairro Jardim Imperial. No local, eles conferiram a apresentação de um grupo de alunos que participa do projeto Fifa 11 pela Saúde.
A iniciativa que está sendo desenvolvida em outras dez escolas de Cuiabá, bem como nas demais cidades-sedes da Copa do Mundo, utiliza o futebol como ferramenta para implementar e transmitir mensagens de promoção à saúde para crianças entre 10 e 12 anos de idade.
“Programas como este, com foco no esporte devem ser sempre valorizados e já temos feito isso. Projetos como este estimulam a prática de esporte e atividades físicas entre a criançada e contribuem para deixa-las longe do contato com as drogas ou o álcool, por exemplo”, ressaltou o ministro Aldo Rebelo.
Em Cuiabá, aproximadamente 330 crianças participam do projeto que está sendo desenvolvidos em 11 escolas desde o mês de fevereiro. As atividades são coordenadas por professores que foram capacitadas pelo Fifa em Brasília.
Ao final da demonstração do Projeto, o ex-jogador Ronaldo distribuiu autógrafos para alunos que lotaram a quadra da escola e ainda tirou uma série de fotos com os pequenos.