O mais recente texto do PDE determina, entre outros pontos, que edifícios localizados no interior dos bairros poderão ter no máximo 25 metros de altura, ou cerca de oito andares. Bairros como Pompeia, Perdizes, Morumbi e Moema estão entre as áreas que vão se enquadrar nessa regra. Grandes empreendimentos imobiliários serão, então, incentivados apenas em regiões onde já há uma rede de transporte público já consolidado.
As novas construções em determinadas áreas, caso o projeto seja aprovado, deverão ser mistas, semelhante a prédios na Avenida Augusta e Avenida Paulista. Prédios que sejam lojas, escritórios e apartamentos residenciais tendem a diminuir a necessidade de deslocamento das pessoas.
Em setembro de 2013 o prefeito Fernando Haddad enviou uma proposta para os vereadores. O texto foi alterado depois de debates e audiências públicas, o que resultou neste substitutivo do Plano Diretor.
Manifestação
Manifestantes e membros de movimentos sociais, especialmente o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) acompanham as votações do lado de fora da Câmara, pressionando pela aprovação do projeto. Eles fecharam totalmente duas pistas do Viaduto Jacareí. Segundo a Polícia Militar, cerca de mil pessoas participam do ato. O protesto é pacífico.
G1