A edição de 2025 d0 Festival Interlagos, encerrado no domingo, 15, reuniu dezenas de veículos no palco do GP Brasil de Fórmula 1, na zona sul da capital paulista. Do evento participaram marcas tradicionais, como Fiat, Ford e Honda, novatas, caso das chinesas BYD e GWM, e as estreantes Omoda & Jaecoo e GAC, entre outras.
Os visitantes puderam ver de perto, por exemplo, o BMW M3, que ganhou um programa de personalização. Bem como atualizações de carros conhecidos. Entre os destaques estavam o Honda HR-V, o Volvo XC60 e a versão John Cooper Works dos Mini Aceman e Countryman, por exemplo.
Da Fiat brilhou o Pulse Abarth com atualizações, bem como a nova opção 3.500 da Ram. A Ford levou o novo Territory, em sua primeira aparição pública global. Também estavam “na pista” dois GWM que logo serão feitos no Brasil e dois BYD, que ainda não têm data para estrear aqui.
Mini
A marca britânica levou ao Festival Interlagos a linha John Cooper Works. O Cooper ganhou versão JCW para as carrocerias hatch e conversível, conforme a Mini havia anunciado em abril. Já o Countryman JCW passa a ter uma opção mais acessível. Outro confirmado para o Brasil é a configuração elétrica do Mini Cooper JCW, com potência de 258 cv. A estreia será no segundo semestre.
Volvo
A sueca apresentou no evento a versão aventureira, Cross Country, do elétrico EX30 e o XC60 reestilizado híbrido plug-in. O primeiro tem dois motores, 428 cv, tração 4×4 e autonomia de até 327 km. Com tabela inicial de R$ 314.950, as vendas começam em setembro. O XC60 tem motor 2.0 turbo a gasolina e elétrico com 462 cv. Há quatro versões, com preços a partir de R$ 459.950.
Ford
Com vendas no Brasil a partir de julho, o novo Territory fez a primeira aparição pública global em Interlagos. Embora a marca não tenha confirmado, o preço do modelo anterior, de R$ 215 mil, deve ser mantido, assim como o conjunto mecânico, como motor 1.5 a gasolina de 169 cv e 25,5 mkgf, e o câmbio automático de sete marchas. Não há informações sobre a vinda da versão híbrida.
BMW
A principal novidade da marca alemã no evento paulista foi o programa de personalização, batizado de Individual, para o M3. Segundo a BMW, há nada menos do que 150 opções de cores para a carroceria, por exemplo. Os visitantes também puderam ver de perto modelos como o SUV X3 M50, com motor 3.0 a gasolina de 398 cv, e o i4 M50. O sedã tem dois motores elétricos de 544 cv.
Fiat
Sem carros inéditos para mostrar, a Fiat levou a Interlagos a versão esportiva Abarth do Pulse e do Fastback, que fazem parte da linha 2026 da marca. No Pulse o motor é o 1.3 flexível que pode gerar até 185 cv, com etanol, e 27,5 mkgf, independentemente do tipo ou mistura de combustível no tanque. O câmbio automático tem seis velocidades e o preço sugerido parte de R$ 157.990.
RAM
A marca de picapes do Grupo Stellantis apresentou a nova 3500, com atualizações no visual e trem de força, além de mais itens de série. O motor 6.7 turbodiesel da Cummins de 6 cilindros em linha, agora produz 436 cv e 149 mkgf – até então eram 377 cv e 117 mkgf. O novo automático de oito marchas substitui o de seis. As vendas começam em setembro, mas o preço não foi revelado.
*Com reportagem de Julio Cabral.