E mesmo quem enjoar de comê-lo em forma de ovo (caso isso seja possível) pode optar por preparar receitas como trufa, brownie ou até raspas para enrolar brigadeiros.
A seguir, confira as dicas do chef-patissiêr Bertrand Busquet, da Chocolate Academy, e aprenda como manter seu ovo em bom estado para consumo ou utilizá-lo em preparações caseiras.
COMO CONSERVAR
"Em casa, procure um local fresco e fuja de ambientes com produtos de limpeza, pois o chocolate absorve aromas com facilidade. Tente evitar o calor, a umidade e os cheiros estranhos", aconselha.
Mesmo que o ovo ainda esteja em sua embalagem, o ideal é colocá-lo em um recipiente com tampa, para tentar deixá-lo o quanto mais isolado possível do ambiente externo. Evite deixá-lo na geladeira. "O choque térmico entre temperaturas cria uma condensação na casca do chocolate", diz Bertrand.
Em condições caseiras, quem possui uma adega pode utilizá-la para esse fim. "É um ótimo local, pois tem temperatura, a 16°C, e umidade, de 65%, controladas. Mas se lembre de deixá-lo em um pote hermeticamente fechado para impedir o contato dos odores provenientes dos vinhos."
COMO RECICLAR
Essa parte é fácil, embora para muitos possa ser considerada incoerente: o bom mesmo é comer o ovo de Páscoa em seu formato original?
Se ele for constituído de 100% chocolate, é possível derretê-lo e utilizá-lo em receitas diversas, como em bombons, recheios para bolos e musses.
"O importante é evitar a contaminação. Prefira utilizar aquele chocolate que não teve muita manipulação com as mãos, por exemplo", explica o chef.
Para derreter, ele prefere utilizar o micro-ondas na potência máxima por intervalos curtos. Coloque até 30 segundos, retire, mexa e repita o processo. Dessa maneira, será mais fácil não queimar qualquer parte do ingrediente.
Em banho-maria, atente para que nenhuma gota d'água caia sobre a mistura. E, atenção, a chama do fogo deve estar branda.
Uol