Cidades DESTAQUE 3

Representantes de shopping centers de Cuiabá pedem mais linhas de ônibus para atender trabalhadores

Durante reunião com o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, nesta segunda-feira (16), empresários e representantes da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) solicitaram a criação de linhas de ônibus especiais destinadas aos trabalhadores dos grandes centros comerciais da capital. A proposta busca oferecer mais conforto, segurança e eficiência no deslocamento diário desses profissionais.

A iniciativa já está sendo efetivada em eventos especiais, como programações no Parque Novo Mato Grosso, na saída para Chapada dos Guimarães.

Durante o encontro, o prefeito solicitou um levantamento detalhado sobre os bairros onde residem a maioria dos funcionários dos shoppings e centros comerciais. A ideia é criar rotas específicas em horários de pico, tanto na entrada quanto na saída dos turnos, garantindo que os trabalhadores tenham acesso a um transporte público mais ágil e alinhado às suas necessidades.

“É preciso cuidar dos trabalhadores e disponibilizar mais linhas para os bairros que possuem maior fluxo. Isso melhora a mobilidade urbana e traz mais dignidade para quem usa o transporte coletivo todos os dias”, afirmou Abilio.

A iniciativa também se alinha com outras ações da gestão municipal voltadas à mobilidade urbana. O prefeito lembrou que já estão em operação rotas especiais para grandes eventos e datas comemorativas.

Com a ampliação dessas rotas direcionadas, a Prefeitura busca não apenas atender demandas específicas de público, mas também otimizar o sistema de transporte público e reduzir a sobrecarga nas linhas tradicionais. A parceria com os shoppings representa um passo importante na construção de uma cidade mais conectada e humanizada.

Gratuidade aos domingos

Desde abril, a lei que garante transporte gratuito aos domingos está funcionando na capital. Para usufruir do benefício, é obrigatória a utilização do cartão transporte. Quem ainda não tem pode solicitar gratuitamente pelo link: https://amtu.com.br/solicitacao-de-cartao-transporte/

Importante lembrar que a gratuidade não vale para linhas intermunicipais. Por decreto do Poder Executivo, a gratuidade do transporte coletivo em Cuiabá poderá ser aplicada nos dias de feriados e pontos facultativos.

O projeto de lei, de autoria do prefeito Abilio Brunini, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Cuiabá.

joaofreitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.