As questões vão compor o Banco Nacional de Itens (BNI), que tem objetivo de reunir questões que permitam ao Inep avaliar o conhecimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.
Os professores que forem selecionados passarão por capacitação a distância promovida pelo próprio Inep. Somente depois poderão ser considerados aptos a exercer as atividades. De acordo com a autarquia, o elaborador de itens tem como atribuição criar questões inéditas do exame para a construção dos itens. O revisor avalia e atesta a qualidade técnico-pedagógica do item, podendo aprovar ou não as questões analisadas.
O Enade é aplicado em todo o país aos estudantes do último ano de graduação. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe desempenho obrigatório. O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior.
Em 2014, a prova será aplicada no dia 23 de novembro a mais de 30 cursos das áreas tecnológicas, de ciências humanas e licenciaturas.
Agência Brasil