O perímetro citado da rodovia passa por uma aldeia indígena, onde anualmente costumam ocorrer alterações no trecho nesta data.
Por conta disto, durante reunião com representantes do Ministério Público Federal, na última semana, a PRF reforçou o policiamento na região. Diversos caminhos alternativos podem ser feitos, de acordo com o destino.
Em 2013 a motoristas que trafegaram pela região foram alvo de pedágio por parte de Xavantes, da aldeia Sangradouro, que alegaram tratar-se de comemoração ao Dia do Índio.
Segundo a PRF, bloqueios em rodovias se tornaram corriqueiros durante a data. Tanto a PRF quanto a Polícia Civil já tentaram, sem sucesso, impedir a prática por conta do baixo efetivo.
Ainda no ano passado a Fundação Nacional do Índio de Mato Grosso (Funai-MT) declarou que o objetivo inicial da manifestação era angariar fundos para o Dia Nacional do Índio, porém, a instituição argumentou que o sentido do movimento foi deturpado e tomou grandes proporções. A Funai também revelou, na oportunidade, não ser a favor de obrigar os motoristas a pagarem para prosseguir o trajeto.