A faixa foi implantada na última quarta-feira (16) e ao longo desses primeiros dias, agentes de trânsito, os chamados ‘amarelinhos’ ficaram posicionados em diversos pontos da via para orientar os motoristas da proibição de estacionar ou trafegar do lado direito da pista.
A partir de amanhã, no entanto, “aqueles que insistirem na infração serão multados e poderão ter os veículos removidos”, assegurou o secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo.
Além dos amarelinhos, o monitoramento também será realizado por um veículo do setor de fiscalização da SMTU. “Acredito que a tendência é de diminuição no número de infrações, pois os motoristas já têm o conhecimento da proibição desde a instalação da faixa na Isaac Póvoas”, comentou Antenor.
A medida já havia sido implantada na Avenida Isaac Póvoas em setembro do ano passado e, segundo a SMTU, reduziu em até 20 minutos, o tempo dos usuários dentro do transporte coletivo. Ainda de acordo com a secretaria, um ônibus que trafegava em média a 13 km/h, com a implantação da faixa exclusiva, a velocidade média passou a ser de 24 km/h.
O secretário Antenor Figueiredo alega que, até o final deste ano, outras três vias deverão ter a faixa exclusiva implantada. São elas: a Rua 13 de Junho, a Presidente Marques e a Avenida Historiador Rubens de Mendonça.