Foi reconhecida a situação de emergência nas cidades de Carlinda, Claudia e São José do Xingu, localizadas no Nortão e no Nordeste do Estado.
Os atos constam no Diário Oficial do Estado que circulam nesta quinta-feira (17) e são assinados pelo governador Silval Barbosa (PMDB), o vice-governador Chico Daltro (PSD) e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf. De acordo com a publicação, a vigência é de 180 dias.
No início desta semana, o Estado já havia homologado situação de emergência em outras oito cidades: Comodoro, Tapurah, Santa Carmem, Nova Olímpia, Nortelândia, Guarantã do Norte, Cotriguaçu e Aripuanã.
Em todo o Estado, segundo a Defesa Civil, já são 34 municípios nesta mesma situação. Localidades estas, que sofreram com as chuvas intensas dos meses de janeiro, fevereiro e março e tiveram perdas expressivas, inclusive no setor produtivo. Além disso, os municípios ainda enfrentam problemas como as estradas intrafegáveis e o isolamento de comunidades.
Em alguns locais a situação já foi inclusive, reconhecida pelo Ministério da Justiça. A partir do reconhecimento, os municípios podem receber auxílio federal e estadual em ações emergenciais.