Já na segunda-feira, o funcionamento das lojas está condicionado a Convenção Coletiva firmada entre entidades patronais e Sindicato dos Empregados no Comércio de Cuiabá (SECC) e as leis Federal n.11.603/2007 e Municipal n.5.165/2008.
De acordo com essa regulamentação ao manter expediente em feriado autorizado para o trabalho as empresas devem observar que a remuneração do dia de trabalho dos empregados que trabalharem será em dobro, incluída as comissões de vendas (a serem calculadas pela média mensal), acrescida da concessão de folga compensatória a ser concedida dentro do prazo de até 30 dias após o feriado trabalhado, conforme escala elaborada e divulgada até 7 dias ocorridos após o feriado.
Detran – O atendimento ao público em todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), no Estado, acontece normalmente nesta quinta-feira, dia 17. Na sexta-feira, dia 18, e na segunda-feira, dia 21, o atendimento ao público estará fechado em função do feriado. Na terça-feira, dia 22, volta o atendimento normal, das 8h às 16h.
Justiça – O expediente no Tribunal de Justiça do Estado e nas unidades judiciárias de Cuiabá já funciona sob regime de plantão a partir dessa quinta-feira (17) até o dia 21 para o recebimento dos feitos cíveis e criminais de urgência.
Prefeitura e Governo – O expediente nos órgãos da administração municipal e estadual fecham durante os quatro dias, com exceção dos serviços essenciais, mantidos em regime plantão.
Shopping e shopping popular – Os lojistas do Shopping Popular do Bairro Porto que está em reforma, não abrirão na Sexta-feira Santa e trabalharão em horários diferenciados de sábado a segunda-feira (21), sendo das 07 as 19h no primeiro dia e das 08 as 13h nas demais datas. No shopping Goiabeiras as lojas também não abriram no dia da Paixão de Cristo, mas a Praça de Alimentação e o Cinema funcionam em horário normal. Enquanto no domingo de Páscoa e no Feriado de Tiradentes as lojas funcionam das 14h as 20h.