A rua onde está localizada a escola não é pavimentada, tampouco possui rede de água e esgoto. O problema se grava na época das chuvas, já que a via é tomada pela água misturada ao esgoto.
A situação lembrada pelo vereador Cido Mendonça (PT), que na última quinta-feira (10), durante sessão da Câmara apresentou uma série de fotos que ilustram a realidade dos moradores daquela região.
Na oportunidade, o parlamentar sustentou que a situação é crítica e demanda solução urgente. “A água suja pode acarretar doenças às crianças e aos adultos que precisam carregar os filhos no colo e atravessar dentro da enxurrada”, disse o vereador ao comentar o que ele classifica como descaso da gestão municipal.
Segundo ele, para construção e reforma das unidades, a Prefeitura recebe verba do Governo Federal, liberada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Mas a parte de infraestrutura e pavimentação das ruas que dão acesso às unidades escolares são de responsabilidade do Município que, segundo ele, não tem feito a sua parte.
O petista apresentou indicação endereçada à Prefeitura de Cuiabá, pedindo que sejam realizadas melhorias no local. Ele lembrou que nas imediações da unidade infantil também existe muito mato e lixo o que favorece a proliferação de animais peçonhentos.
Na indicação, o vereador solicitou a limpeza dos terrenos baldios que fazem divisa com o muro da unidade escolar e também o asfaltamento e demais obras de infraestrutura nas ruas próximas ao Cemei Leonel Brizola.
Outro Lado
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá, que não se posicionou até a edição desta matéria.