Cidades DESTAQUE 3

Encontro entre industriais aborda soluções para melhorar distribuição de energia em Mato Grosso

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) participa, na próxima terça-feira (20), do “Encontro da Indústria do Setor Elétrico”. O objetivo do evento é discutir soluções para a geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia, além de abordar as oportunidades relacionadas à descarbonização da indústria em um contexto de transição energética.

Serão dois dias de evento, realizado na Fatec Senai, em Cuiabá. O Encontro é promovido Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia MT), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Quanto a geração de energia os temas englobam todas as fontes com potencialidades no estado, são elas: solar, hidrelétrica, hidrogênio, verde, gás e biometano. O evento também abordará soluções voltadas para a indústria e o agronegócio, como modelos de geração própria e sistemas para melhoria da qualidade de energia, que são as soluções de armazenamento.

“Esse encontro será essencial para conectar inovação, sustentabilidade e oportunidades reais para os pequenos negócios. O setor elétrico vive um momento de transição, com forte presença de tecnologias limpas e novos modelos de geração e consumo de energia. Mato Grosso tem protagonismo nesse processo, seja pela vocação para energias renováveis, seja pelo potencial do agronegócio e da indústria local. O Sebrae/MT, por meio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, atua para inserir os pequenos negócios nesse novo contexto, promovendo acesso a soluções em eficiência energética, uso inteligente dos recursos e modelos sustentáveis de produção”, enfatiza o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini.

O evento também contará com uma feira de inovações e negócios, com mais de 20 estandes distribuídos em um espaço de 1.400 m², apresentando tecnologias e soluções aplicadas à indústria e à agroindústria, incluindo eficiência energética, automação, geração distribuída e sistemas de energia limpa. A proposta é conectar fornecedores, consumidores e autoridades em um ambiente propício para negócios e articulações voltadas ao desenvolvimento sustentável.

“A Fiemt tem se posicionado de forma crítica e propositiva em relação à questão da energia em Mato Grosso. As quedas constantes e a instabilidade no fornecimento impactam diretamente a competitividade da nossa indústria. Por isso, cobramos investimentos robustos, planejamento estratégico regionalizado e a ampliação do trifaseamento das redes elétricas. A infraestrutura energética é, hoje, um dos maiores gargalos para o avanço industrial no estado. Além disso, temos promovido pesquisas e articulado parcerias para mapear as reais demandas do setor e transformar o potencial energético de Mato Grosso em benefício direto para as nossas indústrias”, afirma o presidente da Fiemt, Silvio Rangel.

Para o presidente do Sindenergia-MT, Carlos Garcia, o encontro é uma oportunidade para que o setor produtivo e o poder público alinhem estratégias frente às transformações do setor elétrico.

“Estamos reunindo os maiores especialistas do país para pensar juntos o futuro da energia. Mato Grosso tem papel estratégico nesse processo e precisamos estar preparados para um novo modelo de desenvolvimento baseado na inovação, sustentabilidade e competitividade”, afirma.

Serviço

Evento: Encontro da Indústria do Setor Elétrico – Qual será o futuro do setor elétrico?

Data: 20 e 21 de maio de 2025

Horário: das 8h às 18h

Local: Fatec Senai – Av. XV de Novembro, 303 – Porto, Cuiabá (MT)

Informações: (65) 3644-3443 / (65) 99801-3443

E-mail: sindenergia@sindenergia.com.br

Site: www.sindenergia.com.br

João Freitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.