Cidades DESTAQUE 3

Prefeita participa de aula inaugural do Bombeiro do Futuro e Karabom

Corporação atende 90 crianças de Várzea Grande em seus dois projetos. Moretti quer ampliar parceria e abrir mais oportunidades

RAFAELA MAXIMIANO

“A força da união é o que vai transformar Várzea Grande. Este é só o primeiro passo de uma grande caminhada ao lado do Corpo de Bombeiros para garantir um futuro melhor às nossas crianças”. Foi com essas palavras que a prefeita Flávia Moretti (PL) marcou a abertura oficial da aula inaugural dos projetos sociais Bombeiro do Futuro e Karabom, na noite de ontem (9), em Várzea Grande. Os projetos são capitaneados pelo 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, com presença de autoridades, apresentações de karatê e grande participação da comunidade.

Acompanhada do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, e do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Santana, a prefeita destacou a importância da união entre as secretarias e a corporação para promover valores como respeito, civismo e amor à cidade.

“Parabéns aos pais, às mães e às avós. Se vocês não acreditassem neste projeto, ele não estaria aqui. É isso que faz a diferença. Esporte é disciplina, respeito, amor à pátria, amor a Várzea Grande. Precisamos ensinar nossas crianças a cuidar da cidade, do meio ambiente, das ruas e praças. Hoje recolhemos mais de 400 toneladas de lixo por dia. Se quisermos mudar essa realidade, temos que começar pela conscientização dos pequenos”, afirmou a gestora.

O comandante do 2º Batalhão dos Bombeiros de Várzea Grande, Tenente-Coronel Heitor Souza, explicou que os dois projetos atendem cerca de 90 crianças: 50 pelo Bombeiro do Futuro, com duração de até oito meses, e 40 pelo Karabom, que se estende por até dois anos com aulas de karatê. “Vivemos tempos desafiadores e precisamos resgatar valores como respeito, trabalho em equipe e o valor inestimável da vida. Esses projetos são ferramentas fundamentais para isso”, destacou. Ele ainda agradeceu a confiança dos pais: “Sou pai de duas crianças e sei da importância do envolvimento familiar na formação dos nossos jovens”.

O comandante do 1º Comando Regional do CBM-MT Tenente-Coronel João Carlos Queiroz, fez questão de enaltecer a parceria com Várzea Grande. “Sou várzea-grandense, nascido no Cristo Rei. É uma honra ver nossa cidade contemplada com esses projetos. Infelizmente não conseguimos atender os 142 municípios do estado ainda, mas Várzea Grande faz sua parte e tem total apoio do governo do Estado”. Ele também reforçou o papel das famílias: “A salva de palmas das crianças hoje para os pais mostra que estamos no caminho certo. Daremos continuidade ao que começa em casa”.

Para o capitão Barros, também do Corpo de Bombeiros Militar, os projetos vão além do complemento escolar. “São sementes jogadas em solo fértil. Desde 2006, Várzea Grande acolhe essas iniciativas, que promovem civismo, preservação ambiental e combate às drogas”.

A noite foi encerrada com uma apresentação de karatê, mostrando na prática o que já vem sendo aprendido pelas crianças atendidas. A vereadora Rosy Prado, primeira secretária da Câmara Municipal, também esteve presente. “No brilho dos olhos dessas crianças vemos a felicidade de participar. Parabenizo a corporação pelo trabalho e coloco a Câmara à disposição para ampliar essas ações”.

A prefeita Flávia Moretti concluiu com um compromisso: “Quero ampliar essa parceria com o Corpo de Bombeiros e com o governo do Estado. Vamos dar mais estrutura à corporação e mais oportunidades para nossas crianças. Porque é delas que surgirão os futuros bombeiros, prefeitos e vereadores de Várzea Grande”.

Foto Capa: ANDRÉ LUIS

Fonte: SECOM/VG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.