A Prefeitura de Cuiabá confirmou, nesta sexta-feira (9), que os servidores públicos municipais receberão, ainda em maio, a Revisão Geral Anual (RGA) com reajuste de 5,32%. O anúncio foi feito pelo prefeito Abilio Brunini (PL), que destacou a capacidade da atual gestão em equilibrar as contas públicas mesmo diante de um cenário de déficit herdado.
Brunini afirmou que a concessão do reajuste só foi possível graças a uma série de medidas administrativas, como o pagamento em dia de compromissos financeiros, antecipações salariais e economia obtida com renegociações de contratos. O prefeito ainda ressaltou que verbas como hora extra, prêmio saúde, insalubridade e indenizações têm sido honradas de maneira regular.
A expectativa inicial era de que o decreto de calamidade financeira, vigente desde janeiro, fosse revogado nesta tarde. No entanto, o prefeito anunciou que a medida será mantida até julho. Segundo ele, isso garante uma gestão responsável dos recursos, evitando excessos: “Não vamos esbanjar os recursos. Vamos aplicar a economia e equalizar os gastos”, disse Brunini.
O decreto de calamidade foi editado após um rombo de R$ 2 bilhões identificado no primeiro balanço das contas do município. A medida permitiu flexibilizações fiscais temporárias para reorganizar a administração. Apesar da crise herdada, a equipe econômica da prefeitura sinaliza que a situação tem melhorado com o controle das finanças.